Por que se fala cabeça de bagre?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Cabeça de bagre é uma expressão popular depreciativa que significa bobo, tolo, ou idiota. Sendo o caso de uma metáfora caracterizada por perífrase, a expressão dá a ideia do significado devido a uma referência ao bagre e à associação que as pessoas fazem com o peixe em questão.

substantivo masculino e feminino [Popular] Pessoa estúpida, desprovida de inteligência, tola; idiota, estúpido, imbecil. Pessoa desatenta, lerda, que não assimila uma informação com facilidade ou demora muito para entender alguma coisa. [Pejorativo] No futebol, jogador ruim, sem habilidade e técnica.

Significado de Bagre
substantivo masculino Nome comum a vários peixes da famíla dos silurídeos, que vivem principalmente no mar, entrando porém em grandes cardumes, na época da desova, pelos rios.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Indica algo insignificante e confuso.

O veneno dos bagres marinhos pode causar profunda dor no local atingido e ocasionar até mesmo necrose.

O autor da solicitação, presidente da Frente Parlamentar do Setor Pesqueiro, disse que desde 2016, o bagre está na lista dos animais em extinção no Rio Grande do Sul e por isso tem restrição de pesca.

Dessa forma, de acordo com o biólogo Emanuel Marques, além de uma dor insuportável e inchaço, o ferrão de bagre pode evoluir para febre, sudorese, vômitos e, em casos mais graves, necrose ou infecção.

Isso acontece porque os peixes não possuem estrutura cerebral, nem terminações nervosas suficientes que permitam vivenciar sensações de dor. Ainda de acordo com o estudo, quando o animal se debate após ser fisgado, ele esta apenas reagindo de maneira inconsciente e não sofrendo.

Ser Cabeça de Sardinha pode significar duas coisas: ser empreendedor numa pequena/média empresa ou ser empregado da mesma. Nas duas situações o ambiente é mais informal, todos participam do dia-a-dia das decisões, das vitórias e dos sucessos.

O nome popular é “memória de peixe”, e remete a uma personagem da animação “Procurando Nemo“. Quem não lembra de Dory, peixinho que tinha memória curtíssima.

Os bagres marinhos apresentam venenos que podem causar sensações desagradáveis a quem entra em contato com eles. O veneno desses animais é encontrado nos ferrões, em glândulas localizadas na base dos espinhos e em um muco encontrado em sua pele.

São encontradas em quase todo o mundo, mas mais da metade das espécies conhecidas são nativas da América do Sul. A maioria destes peixes tem hábitos noturnos, vivendo próximos ao fundo de águas escuras e pouco profundas.

Grafia no Brasil: cabeça de bagre. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: cabeça de bagre.

Sujeito bobo, moleirão, incapaz de ser safo. Tolo, crédulo e facilmente enganado. Meu amigo é muito bobo, não faz nada direito, é um verdadeiro zé goiaba!

Assim, "zetelo" passou a ser sinônimo de confusão, barulho, correria, briga e desordem. O local ficava às margens da BR 020, por isso, era muito frequentado por viajantes, além de ter uma alta rotatividade, o que contribuiu para a disseminação do termo.

Que rouba e não cumpre a lei: 3 ladrão, larápio, gatuno, marginal, meliante, delinquente, trombadinha, roubador, malandrim, pilha.