Por que se espreguiçar dá câimbra?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

com encurtamento muscular, Sofre muita tensão, e os nervos estão numa atividade. muito alta. Por isso, o simples fato de espreguiçar, desencadeia.

Alterações dos níveis de cálcio ou magnésio são causas mais comuns de câimbras do que a falta de potássio”, explica o Dr. Daniel Benitti.

Os alongamentos parecem ser a melhor forma para prevenir câimbras, principalmente quando ocorrem nas pernas. Lembrando que não é de um dia para o outro que o alongamento trará resultados. É preciso pelo menos algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.

Espreguiçar movimenta os músculos e ativa a circulação sangüínea, diminuindo a tensão e preparando o corpo para uma nova atividade. O ato é tão benéfico para o organismo que praticamente todos os animais o fazem.

Libera endorfina
A endorfina (hormônio do prazer) é liberada ao espreguiçar, conferindo a sensação de bem-estar logo pela manhã. Além disso, o ato ativa a serotonina, hormônio que dá disposição e ajuda na memória.

Se você notou o surgimento de mais de uma cãibra por dia, uma demora para a dor passar ou contrações em momentos aleatórios, é importante ficar atento, pois isto pode ser um sintoma de algo mais grave, como deficiência alimentar, má circulação, varizes, diabetes e até mesmo problemas neurológicos.

Abacate

Abacate contém mais potássio que a banana, o que é bom para cãibra. A fruta mais famosa por conter potássio é a banana (cerca de 360 mg em uma banana prata).

Vitamina B6 - Auxilia na contração e no relaxamento muscular, prevenindo câimbras. Vitamina E - Tem papel antioxidante, contribui na proteção do organismo contra os efeitos dos radicais livres. Potássio - É um mineral importante para o bom funcionamento dos músculos.

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

Peça ajuda a um amigo (veja na imagem acima) para facilitar o alongamento ou alongue-se sozinho. A massagem da área afetada com movimentos circulares ajuda na recuperação para o estado normal da musculatura. Alongar e massagear são técnicas fundamentais para promover o rápido relaxamento da musculatura e alívio da dor.

Uma cãibra é uma contração repentina e involuntária de um desses músculos, normalmente na panturrilha. E podem durar de alguns segundos a vários minutos, sendo leves ou intensos. O exercício é um gatilho comum, especialmente depois de se exercitar por um longo período de tempo ou no calor.

Numerosos medicamentos têm sido associados ao surgimento de cãibras, podendo-as precipitar por vários mecanismos. Entre os medicamentos com maior evidência de associação estão os agonistas beta-2 de longa duração de ação inalatórios e alguns diuréticos.

A suplementação de cálcio pode ajudar a prevenir câimbras em pessoas com deficiência de cálcio. Vitamina D: A vitamina D é importante para a absorção de cálcio e a saúde óssea. A deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de câimbras, e a suplementação pode ser benéfica.

O psoas estabiliza o corpo, que economiza energia. O diafragma móvel permite liberdade na respiração e abastece órgãos abdominais e cardiorrespiratórios.

Christina explica que se espreguiçar já é um exercício de alongamento, que melhora a circulação sanguínea. Depois disso, o indicado é fazer pequenos movimentos que estiquem o corpo, deitado ou sentado na cama mesmo, e por fim, em pé ao lado dela, preparando o corpo para as funções ao longo do dia.