Por que se diz que uma pessoa e maquiavélica?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

O termo “maquiavélico” sempre esteve associado à astúcia, falsidade e má-fé. Foi empregado, por exemplo, para caracterizar governos despóticos e políticos corruptos. Os dicionários apontam esse termo como “astuto”, “ardiloso”. De fato, o nome de Maquiavel foi considerado uma ameaça às bases morais da vida política.

“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.” “Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal.”

1 maquiavelista. 2 malicioso, ardiloso. 3 astuto, demoníaco, diabólico, endiabrado, infernal, manhoso, satânico, terrível, velhaco.

Maquiavel foi mal interpretado, pois pregava uma política realista baseado no real e não no idealizado, assim, por exemplo quando as pessoas liam que o governante deveria aparentar ter valores religiosos mas n precisava seguir estes, em um contexto extremamente religioso, no mínimo ele era visto com maus olhos.

É válido aqui ressaltar uma vez mais que, se o príncipe não deve querer apenas ser bom, é porque os homens são maus e perversos, ou seja, Maquiavel trabalha com uma concepção pessimista da natureza humana, propensa ao mal. Por isso, o príncipe deve impor sua força mais pelo temor que pelo amor.

Um de seus mais famosos ensinamentos resume-se na frase “Mais importante do que ser é parecer ser. Não é necessário ter todas as qualidades, mas é indispensável parecer tê-las”. Daí surge o uso da palavra “maquiavélico” como aquele que é manipulador, hipócrita ou que aparenta ser algo, quando não o é na realidade.

Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.

O termo "maquiavélico" não se aplica a Maquiavel pois esse termo significa "procedimento firme em determinados propósitos". O que diverge da teoria de de Maquiavel, pois em seu trabalho tem-se a retratação das tomadas decisões que um líder/governante de estado deve tomar para agir pensando no bem social.

Aquele que deseja conquistar e manter o poder político tem que contar com essa dimensão negativa; tem que partir do pressuposto, nas palavras do próprio Maquiavel, "de que todos os homens são perversos, e que seguem sempre suas más inclinações, assim que tenham uma oportunidade" (Machiavelli, 1983, I, 3).

Maquiavelismo é a denominação que se dá à doutrina política emanada do livro O Príncipe, escrito por Nicolau Maquiavel em 1513.

Nicolau Maquiavel se dedicou ao estudo da filosofia política, mas de forma diferente dos filósofos anteriores a ele, buscou investigar a política pela política, ou seja, sem utilizar em sua análise conceitos morais, éticos e religiosos que pudessem direcionar seus estudos.

Em Maquiavel, a ética política é utilitária, ou seja, são morais todos os atos úteis à comunidade, ao passo que são imorais os atos que tiverem em vista a satisfação de interesses egoístas, que entrem em conflito com os interesses da coletividade.

As principais idéias de Maquiavel: -A suprema obrigação do governante é manter o poder e a segurança do país que governa, ainda que para isso ele tenha que derramar sangue. (Os fins justificam os meios). -A conduta do príncipe ( governante) deve ser de acordo com a situação.

“O Pequeno Príncipe” traz uma mensagem universal de amor e fé, e um resgate interior. Com muita sutileza e sofisticação, o autor propõe o que todo filósofo almeja, que é conhecer a si mesmo.

O príncipe deve aprender a não ser muito bom e piedoso, assim como deve ser prudente e fugir dos vícios que o levariam a perder seu poder. De acordo com Maquiavel, é melhor que o príncipe seja mais temido do que amado. Segundo ele, o governante temido mantém o povo em paz, unido e leal.

O pensador renascentista concluiu que ser temido é muito mais seguro do que ser amado. Isso porque, segundo ele, dos homens pode-se dizer que geralmente são ingratos, volúveis, dissimulados e ambiciosos. É claro que, enquanto se lhes faz o bem, tudo isso fica oculto sob a pele.

Resposta verificada por especialistas. Explicação: Para Maquiavel, o poder que nasce da própria natureza humana e encontra seu fundamento na força é definido como a utilização virtuosa da força.

Significado de Temido
adjetivo Que infunde medo ou temor; temível: guerreiro temido por todos. [Figurado] Valente, destemido.

"Chegamos assim à questão de saber se é melhor ser amado do que temido. A resposta é que seria desejável ser ao mesmo tempo amado e temido, mas que, como tal combinação é difícil, é muito mais seguro ser temido, se for preciso optar".