Por que se diz que há uma oposição entre transcendência e imanência?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Em geral, a imanência refere-se a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim. A transcendência, por sua vez, faz referência a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.

O termo Transcendência, pode ter diferentes significados: Como a superação de limites, por exemplo: um atleta que bate um recorde olímpico, superando uma marca jamais atingida por outro ser humano.

A transcendência é a capacidade e o desejo de romper limites, de ir além, superar e violar os interditos. O autor compreende a transcendência como um desejo e uma capacidade do ser humano para transcender a si mesmo, ou seja, de sair de seu estado atual para buscar algo novo.

O que é Transcendente:
O transcendente é o que está além do conhecimento concreto e que não se baseia somente em dados e conclusões metódicas. São sinônimos da palavra: sobrenatural, nobre, divino, sublime, extraordinário, superior, especial, celestial.

como os conceitos de imanência e transcendência pode ajudar a repensar a relação das pessoas com o consumo desenfreado. Resposta: Os termos imanência e transcendência são opostos e designam, respectivamente, aquilo que se encerra em si mesmo e aquilo que tem uma causa maior e exterior a si mesmo.

1. Sublime. 2. Superior que está acima das ideias e conhecimentos ordinários.

Na filosofia moderna
Para ele, "transcendental" significa conhecimento sobre a nossa faculdade cognitiva com respeito a como os objetos são possíveis a priori. Isto é, algo é transcendental se tem um papel no modo como a mente "constitui" os objetos e faz possível, a nós, experimentá-los como objetos em primeiro lugar.

Transcendente seria aquilo que está além do estado material, que pertence ao mundo espiritual e cujo fim seria externo a si mesmo. Imanente, por seu turno, é aquilo que representa uma realidade material. É essa a realidade que conhecemos e que podemos experimentar e explicar com a utilização dos nossos sentidos.

Como examinado acima, a crítica imanente consiste da identificação de padrões normativos pressupostos ou parcialmente realizados nas práticas sociais e da posterior avaliação crítica da sociedade à luz desses padrões. Estes permitem identificar as práticas sociais e os valores que as estruturam.

Introdução. Conceitualmente, a palavra imanência diz respeito a algo que tem em si próprio o seu princípio e seu fim, isto é, não depende de nada mais a não ser de si próprio para existir. De outro lado, a transcendência refere-se a algo que possui um fim externo e superior a si mesmo.

Um outro exemplo de imanência (independente de estar ou não correto) seria a ideia do filósofo filósofo Tales de Mileto ao propor que tudo se originou na água: “tudo é agua”, disse ele. Logo, a água seria o que uniria tudo, sendo ela o fundamento.

Afinal, Deus é transcendente ou imanente? 1 - Deus é transcendente. a) sentido mais corrente: imanente é aquilo que é substancialmente parte de um ser. Nesse sentido, se Deus é tido como imanente ao mundo, se concluiria que ou o mundo é divino (panteísmo), ou que no mudo está aprisionando algo da Divindade (Gnose).

A transcendência seria, então, um caminho para a conexão com o divino, a projeção do ser humano para uma dimensão espiritual, onde podem ser encontradas as respostas para as profundas questões humanas".

Resumo. O tema “A transcendência do Bem em Platão” objetiva mostrar a primeira experiência transcendental que expressa a singularidade da Razão em busca do sentido, ou das razões que justificam a realidade.