Por que se diz está por cima da carne seca?

Perguntado por: lguterres8 . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Estar por cima da carne-seca designa situação vantajosa, e o berço desta frase foi o próspero comércio da carne bem antes da chegada dos frigoríficos. Curiosamente, foi adotada uma palavra composta, carne-seca, e não charque, que quer dizer a mesma coisa.

1. Carne-do-sertão.

Considera-se que a carne-seca tenha surgido na região Nordeste do Brasil nos primórdios da colonização. Os principais mercados consumidores eram Pernambuco e Bahia. Os mais antigos registros históricos a respeito da carne-seca são do século XVII.

A carne de fumeiro, ou fumeiro é um preparo tradicional e típico da região do Recôncavo Baiano, particularmente do município de Maragogipe, defumado artesanalmente em moquéns.

Você já deve ter ouvido esta expressão “Estar por cima da carne-seca”, quer saber o que significa? Segundo o canal Expressões Populares, é usada para dizer que está melhor do que se pensa, que está numa situação/posição boa, que tem vantagem sobre algo/alguém.

Uma variação da carne-de-sol, é geralmente preparada com coxão duro, coxão mole e braço bovino.

O charque tem um processo de salga muito semelhante ao da carne seca, porém ele fica ainda mais tempo exposto ao sol. Isto confere ao charque uma textura mais firme que a carne seca, que é mais maleável. Por conta disso, o charque precisa de muito tempo de molho para a dessalga.

Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa.

Origens e significados da palavra “Sertão”
Tal vocábulo, por sua vez, derivou-se da forma latina correspondente: desertus (interior, coração das terras). A palavra 'certão' (com c), pode ser encontrada, segundo ainda Barroso (1947), já no Século XVI, designando as regiões do interior do próprio Portugal.

Significado de Jabá
substantivo masculino Carne salgada e seca ao sol; charque, carne-de-sol, carne-seca. Etimologia (origem da palavra jabá). De origem desconhecida. substantivo masculino Dinheiro que se oferece ao adversário em troca da vitória; jabaculê.

Tradicionalmente, seca-se carne de porco, vaca, carneiro, bode, rena, peru, cavalo, avestruz e camelo, entre as espécies domesticadas, para além de várias espécies de animais selvagens.

Alguns dos nomes são: CHARQUE: carne-seca; carne-do-sertão; xergão; tasajo, chalona, charqui, xarque, jabá. CARNE-DE-SOL: carne-de-sertão, carne serenada, carne-de-viagem, carne-de-paçoca, carne-mole, cacina ou carne acacinado.

A cidade de Picuí fica a 234 km distante de João Pessoa e tornou-se conhecida nacionalmente como a 'Capital Mundial da Carne de Sol'.

O processo de maturação do charque é mais lento e exige uma quantidade de sal maior do que no processo de fabricação do jerked beef. Dessa forma o jerked beef se torna um produto mais macio e úmido e com um aspecto mais avermelhado, semelhante à carne fresca.

charque

Principais sinônimos de carne-seca: 1 charque.

No comunicado, o Bradesco diz que a posição manifestada por "influenciadores digitais" em relação ao consumo de carne bovina é "descabida", mas reconhece que, "lamentavelmente", acabou associada à empresa. "Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo da carne bovina.

Charque
Charque
Categoriaprato principal
Receitas: Charque Multimédia: Charque

A carne seca alimentou a expedição que descobriu o Brasil, a corte portuguesa que veio para cá em 1808, os bandeirantes em suas longas viagens desbravando o território nacional, os trabalhadores nordestinos nos tempos de economia açucareira e alimenta até hoje brasileiros de todas as partes do país.