Por que se coloca velas acesas ao lado do corpo?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Além de ser uma forma de demonstrar o carinho e cuidado que ainda se tem pelo ente querido que partiu, acender uma vela no túmulo de uma pessoa significa a esperança de uma vida eterna, e que quem foi sepultado tinha uma fé viva e irradiava luz ao seu redor.

Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados. Pense bem: imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar, cada vez que sua energia fosse interrompida; ela seria inabitável.

O que é a vela? As velas simbolizam a luz, o espírito e o calor da vida. O fogo da vela representa a grande fonte de energia que transforma e revigora todas as matérias existentes no universo.

Ser enterrado de pé, dentro da igreja, era um sinal de prestígio para os católicos. Normalmente, as pessoas consideradas importantes eram enterradas dessa forma porque se acreditava que o último lugar de repouso deveria ser perto dos santos. Ser enterrado na igreja era também sinônimo de status social.

Com um estilete é feito um corte na roupa dos familiares enlutados, em sentido vertical. Ele simboliza a dor da perda e a forma como eles sentem seu coração dilacerado. Quando a perda é de um pai ou mãe, o talho é realizado do lado esquerdo, para mostrar que essa é a pior dor que existe.

A prática do velório domiciliar tem caído em desuso, no entanto, ela ainda é permitida pela lei. Carlos Voigt, responsável pela SC Funerária, diz que a legislação permite que a família escolha o que prefere. Até mesmo os velórios em capelas e igrejas, ainda mais raros, podem acontecer, segundo a legislação atual.

O velório é de no máximo 24 horas, segundo orientação da Vigilância Sanitária. Caso a família deseje, o velório pode ser feito com interrupção durante o período da madrugada, compreendido entre a 0 até 6 horas.

Por que os mais próximos jogam os primeiros punhados de terra sobre o caixão? Nas palavras da Torá: "Porque és pó, e ao pó retornarás" (Bereshit 3:19). Participando do ato do sepultamento, demonstramos que aceitamos a vontade de D'us. Simbolicamente, devolvemos a Ele o que Ele nos deu.

Afasta o "gênio contrário" que poderá estar manifestado no ambiente, causando desentendimentos entre as pessoas. Esta cor é o símbolo da verdade, tranquilidade e compreensão. Também está relacionada a limpeza e a transparência de comportamento. Deve ser usada quando o pedido for relacionado aos negócios.

Entre as formas de ter luz nos ambientes, podemos usar a energia das velas, cuja chama aquece e ilumina. Acender velas não é uma exclusividade das religiões. Trata-se de um ritual que o ser humano faz para iluminar seus caminhos e atrair algo para sua vida.

As velas simbolizam o elemento fogo, que traz luz e brilho, e é associado a sentimentos como perseverança e energia interior. Acender uma vela em um cômodo escuro, por exemplo, pode transformar totalmente a energia do local.

Vela que queima rápido: Geralmente quando uma vela queima rápido o significado é bom, mas quando queima excessivamente rápido, se comparada a outras vezes em que você usou o mesmo tipo de vela, significa que embora o trabalho esteja correndo bem, pode não durar muito.

A chama de uma vela é uma fonte contínua de energia térmica enquanto a vela estiver acesa. Então, se colocamos um objeto próximo à chama ou na chama da vela, este objeto está recebendo energia térmica continuamente.

Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados.

Sapatos não são ecológicos. Outro motivo para a não utilização de calçados no enterro é baseado na ecologia. Quando a peste bubônica assolou a Inglaterra, em 1665, criou-se a regra de enterrar as vítimas a 6 pés de profundidade – ou sete palmos, algo em torno de 1,80 m.

O uso de chumbo torna o caixão muito pesado.

O passo seguinte é colocar uma pedra sobre cada olho e, outra, na boca. Isto impedirá, de acordo com o judaísmo, que o falecido venha a questionar a própria morte, ou que, antes do Dia do Juízo Final, encontre com Deus.

Quando ocorre a morte encefálica, não existe mais a consciência do paciente. Ele não consegue mais pensar ou perceber o meio ao redor. Ele deixa de existir como pessoa e seus órgãos fora do sistema nervoso continuam funcionando de forma artificial”, afirma Duarte.

Os porcos são animais onívoros. portanto eles também comem carne. Os judeus e outros povos não os comem porque estão no mesmo nível da cadeia alimentar dos humanos com um grande potencial para transmitirem doenças.