Por que se chamam hebreus?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

O nome hebreus vem do hebraico "Ivrim", que significa "povo do outro lado do rio". Foi através dos hebreus que surgiu o judaísmo, religião baseada nas antigas escrituras, que servem de embasamento para sua crença, mas também como documento histórico para conhecer a sua trajetória.

Os hebreus eram um povo da Antiguidade que, segundo a narrativa bíblica, teria suas origens na Mesopotâmia. Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região.

Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus. Antepassados do povo judeu, os hebreus têm uma historia marcada por migrações e pelo monoteísmo. Muitas informações sobre a história dos hebreus baseiam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento, a primeira parte da Bíblia.

N existem somente duas raças e a cultura judaica não é possessão branca ou negra mas semita. Tem varios povos de pele clara ou parda no continente africano. Provavelmente ele era de cor parda, e nao loiro ou negro por ser do continente africano...

Tribo de Benjamim

Tribo de Benjamim – Wikipédia, a enciclopédia livre.

O povo hebreu, ou hebraico, também conhecidos como israelitas ou judeus, faz parte de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade – a civilização hebraica.

hebreu - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularhebreuhebreia
Pluralhebreushebreias

Entre os principais líderes se destacava Abrão, que conforme o relato bíblico seria o responsável por conduzir os hebreus para região de Canaã. De acordo com algumas pesquisas, a chegada dos hebreus à Terra Prometida teria sido consolidada durante o século XVIII a.C..

Após algum tempo a Palestina foi dominada pelos macedônios, egípcios e romanos. O imperador romano Tito destruiu Jerusalém e expulsou os judeus da Palestina. Essa fase, que ficou conhecida como a Diáspora, os judeus se dispersaram e durou mais de dezoito séculos e meio.

Uma grande seca que afetou a região palestina, por volta de 1750 a.C., forçou os hebreus a se deslocarem rumo ao Egito.

Neste período os hebreus continuaram como pastores nômades, organizados em grupos familiares chefiados por anciãos que receberam o nome de Patriarcas, os primeiros foram: Abraão, Isaac e Jacó, que teve seu nome mudado para Israel e os filhos de Jacó foram chamados de israelitas.

Por isso o cristão é batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Um judeu, por outro lado, é um descendente do povo hebreu, de forma mais geral, aquele que segue os ditames da religião e cultura judaicas. O ponto central para entender a diferença entre judeus e cristãos é a consideração da figura de Cristo.

Sendo assim, através de uma justificativa bíblica, a região na qual deveria ser criado o Estado judaico era a da Palestina. Na época, essa região estava sob o domínio do Império Otomano, com predomínio de árabes e muçulmanos.

Hebreus, Fenícios e Persas
Tiveram como vizinhos os hebreus que também viviam na região onde está o atual Estado de Israel.

O termo judeu veio da predominância da tribo de Judá. Isto é, antes do seu retorno à Terra Prometida, quando voltaram do cativeiro. Por causa disso, os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus.

Sabe-se que, assim como há uma relação entre os formatos e feições do rosto e a personalidade, a cor da pele também revela aspectos do temperamento do indivíduo. E foi o Johannes Itten, em 1928, que fez essa descoberta quando era professor de pintura da Escola de Arte Bauhaus, na Alemanha.