Por que se chama sábado e domingo?

Perguntado por: omello . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

Domingo, do latim «dominicu-», quer dizer «(dia) do Senhor», portanto está em vez de uma «primeira» feira! Quanto a sábado (que seria a «sétima»!) vem do latim «sabbatu-», proveniente, por seu turno, do hebraico «shabbath», 'descanso semanal'.

Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

aramaico SHABBETHA (Ex 16:23; Mt 12:1)”. Leis são eternas. A palavra sábado significa descanso, cessação, interrupção, tempo sagrado para repouso.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

Quanto a sábado (que seria a «sétima»!) vem do latim «sabbatu-», proveniente, por seu turno, do hebraico «shabbath», 'descanso semanal'. O português é a única língua românica que usa a numeração ordinal para os dias da semana de segunda a sexta.

O domingo é o dia compreendido entre o sábado e a segunda-feira, mas sua importância transcende a simples sequência dos dias da semana. Em diversos países, como Brasil, Portugal, Grécia, Japão, Estados Unidos, entre outros, o domingo é considerado o primeiro dia da semana.

5 – Na segunda-feira sua saúde tira folga
Além da questão da falta de sono e dos excessos cometidos durante os finais de semana, as segundas-feiras são, realmente, dias não saudáveis. Até mesmo pessoas com hábitos de vida ideais acordam no primeiro dia útil da semana com um pontinho a menos no quesito saúde.

Entretanto, posteriormente estabeleceu-se que domingo é o primeiro dia da semana na Antiguidade, porque foi quando Jesus ressuscitou. Desse modo, o evento sagrado superaria a importância do sábado judaico. Mais ainda, no livro dos Atos do Apóstolos há relatos da prática do domingo como primeiro dia da semana.

Gregório 13 (1502-1585) assinou um documento determinando uma reforma na maneira de contar o tempo.

O sábado e o domingo não nasceram já como dias de descanso. O fim de semana como instituição sagrada surgiu no início do século 20, seguindo a mesma lógica de quem, agora, defende que um terceiro dia de folga seja incorporado à rotina dos trabalhadores.

Dizia-se “feria secunda”, “feria tertia”… Depois, a evolução do latim até ao português tratou da respetiva transformação para segunda-feira, terça-feira… Já agora, dizemos “segunda-feira” porque a semana começa ao domingo. Este, sim, o primeiro dia da semana.

Cheio de compaixão, Cristo autoriza-Se, em dia de sábado, a fazer o bem em vez do mal, a salvar uma vida antes que perdê-la ( 87 ). O sábado é o dia do Senhor das misericórdias e da honra de Deus ( 88 ). «O Filho do Homem é Senhor do próprio sábado» (Mc 2, 28).

Igreja adventista

A Igreja adventista consiste de um movimento cristão protestante, tem raízes judaicas, por seguir de maneira ortodoxa o livro sagrado que os judeus também seguem de uma maneira mais rígida, guardando o sábado também como especificado na Bíblia.