Por que o autor chama os olhos de Capitu olhos de ressaca explique?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O narrador caracteriza os olhos de Capitu como "olhos de ressaca" porque assim como a ressaca do mar, os olhos de Capitu têm o poder de atrair e arrastar o que encontrar. A ressaca do mar nada mais é do que o movimento que as ondas do mar fazem de forma rápida e até violenta em direção à costa.

O olhar de Capitu e, Capitu em si, são uma projeção da visão de Bentinho, um olhar masculino sobre o feminino. Em outras palavras, a distorção do que é a mulher faz ela não existir como feminino nessa ótica.

Capitú era conhecida por seus olhos de ressaca e Bentinho pela sua insegurança. Mas a única visão que temos no romance é do inseguro Bentinho, favorecendo a ideia de que Capitú é uma adúltera.

Durante o passeio, no percurso do portão central até o terraço, José Dias pela primeira e fatídica a vez qualifica os olhos de Capitu como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” (ASSIS, 2008, p. 39), frase que entrou para a história da Literatura Brasileira como sinônimo do seu caráter afeito à traição.

TRIBUNA DA INTERNET | Capitu tinha “olhos de ressaca”, mas a verdadeira musa de Machado de Assis tinha “olhos verdes”

Afinal, Capitu traiu Bentinho em Dom Casmurro? A resposta é não se sabe ao certo, pois em nenhum momento do romance isso fica explícito. Isso porque Machado de Assis conseguiu tecer a história de maneira tão genial, deixando esse mistério “no ar” e produzindo essa dúvida no leitor.

Em outra ocasião, no enterro de Escobar, chama a atenção de Bentinho como Capitu olha para o cadáver: “[...] tão fixa, tão apaixonadamente, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas”. Por fim, e principalmente, Bentinho vê semelhanças físicas entre Ezequiel e Escobar.

Ressaca marítima ou ressaca do mar é um fenômeno natural onde há “uma elevação anormal do nível do mar na costa, com a presença de ondas acima da média, podendo provocar inundação costeira, erosão e a destruição de estruturas em alguns casos”.

Capitu: Significa "relativa a Capitólio" ou "a cabeça". Esse nome é o apelido de Capitolina, forma feminina de Capitolino, que vem do latim Capitolium e significa "relativa a Capitólio".

Capitu (Capitolina): vizinha e grande amor de Bento. Dona Glória: mãe de Bento.

assim foi. descrita uma das personagens mais conhecidas e i. Dom Casmurro de Machado de Assis.

Resposta. Explicação: A partir dessa metáfora, olhos de ressaca, Bentinho para contar sua vida em diferentes momentos, como na morte de Escobar, em que ele diz que os olhos de Capitu eram grandes e abertos, assim como o mar que havia tragado seu amigo.

Resposta: Explicação: Que não se apresenta de maneira reta; torto, tortuoso. Que não possui o mesmo sentido ou não segue uma linha reta; indireto.

Capitu. Capitolina é vizinha e amiga de Bentinho desde a infância. Descrita como uma menina alta, de olhos claros e atentos, ela sempre agiu de forma mais madura que o companheiro. Sua família tinha menos posses que os vizinhos, o que não a impediu de sonhar com luxos e riquezas.

Deixar passar; fazer vista grossa sobre.

— Juro! Deixe ver os olhos, Capitu. Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim.

substantivo masculino Pessoa que oculta seus reais sentimentos ou intenções; fingido, falso, hipócrita: pessoa dissimulada. adjetivo Que está escondido; não aparente; encoberto, oculto. Etimologia (origem da palavra dissimulado). A palavra dissimulado deriva do latim "dissimulatus,a,um", e significa falso ou encoberto.

A maior parte da população mundial possui olhos castanhos escuros. Porém, pesquisas recentes revelaram que, na verdade, eles são olhos azuis com alta concentração de melanina.

Sendo verdadeira a suposição, fica encerrada a questão do adultério. O amante de Capitu era o próprio Machado.

É então que decidem se separar. Partem para a Europa onde Capitu fica morando com o filho, acabando por morrer na Suíça.

Em seu recém-lançado “Código Machado de Assis: Migalhas jurídicas”, Matos aponta uma “prova cabal” que não teria sido levada em consideração pelos estudiosos. Trata-se de uma suposta “senha” jurídica que Machado de Assis deixou em um capítulo de “Dom Casmurro”, trazendo a confirmação tácita de que, sim, Capitu traiu.