Por que se chama Ponta Negra?

Perguntado por: oflores7 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

A primeira conta que na época das grandes navegações os Portugueses avistaram a região de costa e pedras negras, por isso, o nome da região é Ponta Negra.

História da Ponta Negra em Manaus
A atual paisagem do bairro é fruto do processo de urbanização ocorrido em meados dos anos 90. A modernização deu novos ares ao lugar, intervindo significativamente em seu espaço natural, especialmente na fascinante praia da Ponta Negra.

Considera-se que, até o século passado, a Vila de Ponta Negra era habitada por indivíduos ligados à atividade pesqueira, mas também havia alguns roçados para ajudar na economia doméstica, além do trabalho de renda de almofadas feitos pelas mulheres.

Construído na década de 90, o complexo de lazer da Ponta Negra modernizou cerca de 2 km da orla do Rio Negro, no extremo oeste da cidade, dotando este espaço com quadras de esportes, bares e diversos outros serviços.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Que tem a cor mais escura de todas, como o piche e o carvão. 2 Que se refere a pessoa de etnia negra. 3 Que não tem luz; completamente escuro e sombrio. 4 Que está encardido; preto: As chaminés ficaram negras com a fumaça.

A cidade recebeu, em 1856, finalmente, o nome de Manaus, em homenagem à nação indígena dos Manáos (Mãe dos Deuses), o mais importante grupo étnico habitante da região, reconhecido historicamente pela sua coragem e valentia.

Praça Dom Pedro II

Construída em meados dos anos 1800, a Praça Dom Pedro II está localizada em uma das áreas mais antigas e que concentram mais história na cidade, no Centro Histórico de Manaus. Mas 'Você sabia?

Francisco de Orellana

Primeiros povos e colonização europeia
A região de Manaus, antes da chegada dos colonizadores, era habitada pelos povos nativos, com destaque aos manaós e aos barés. Em 3 de junho de 1542, a expedição do espanhol Francisco de Orellana descobriu o rio Negro, que lhe pôs o nome.

Nesse local, não há guarda-vidas e nem boias de demarcação em razão de ser um trecho não permitido para se tomar banho. A coordenação do complexo alerta para a segurança e o bom uso das instalações, lembrando os itens proibidos no parque. As garrafas de vidro são proibidas na praia por serem perfurocortantes.

O enrocamento da Praia de Ponta Negra, obra de proteção da costeira, conta com uma faixa de 250 metros de blocos já concluídos.

A bela Praia de Ponta Negra com o mar azulado de águas cristalinas, além de boa estrutura de barracas pé-na-areia, em Natal, RN. Localizado bem na “esquina” do Brasil, o território potiguar vem sendo invadido por um número cada vez maior de turistas nos últimos tempos.

Praia da Ponta Negra (Manaus)

Tipo de praiafluvial
Extensão da orla2 km
Banhada porrio Negro
Água e ondasbaixas
Faixa de areia45 a 100 metros

Lugar de contrastes, a Vila de Ponta Negra e seu entorno, foram oficializados de bairro de Ponta Negra, através da Lei nº 4.328 de 5 de abril de 1993.

cidade de Natal

A Praia de Ponta Negra fica localizada no bairro de mesmo nome, na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. É nessa bela e famosa praia que fica o ponto turístico e principal cartão postal do Rio Grande do Norte, o Morro do Careca, uma duna de aproximadamente 107 metros.

História do lugar
A princípio, o lugar era habitado por pescadores e agricultores que viviam da pesca e da plantação de mandioca. Posteriormente, com o desenvolvimento da cidade de Natal e com a aumento do seu potencial turístico, a praia de Ponta Negra começou a sofrer grandes alterações estruturais e culturais.

Três homens foram presos em operação da Polícia Civil nesta sexta-feira (18) por suspeita de participação em um arrastão realizado em um restaurante na orla de Ponta Negra, em outubro de 2022. Turistas que estavam no estabelecimento tiveram pertences roubados.