Por que se chama policial de tira?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A palavra “Tira” fazia parte da linguagem interna das corporações policiais no século XIX, e remetia ás condecorações que eram dadas aos oficiais, como medalhas em formas de tiras douradas de tecido presas no uniforme. Quanto mais alta a patente do oficial, maior era o número de tiras.

Policial, homem da lei. O termo surgiu por conta da prática de grampos na rede telefônica feitos pelo setor de inteligência da polícia - referenciando-se assim ao inventor (histórico) do telefone, Alexander "Graham Bell". A gíria surgiu nas grandes periferias de São Paulo.

Os seus membros podem ser designados por termos como "polícias", "policiais", "agentes", "brigadianos" (região sul do Brasil), "guardas", "bófias" (como em Portugal) ou "patrulheiros".

cop {substantivo}
tira {f.} [coloq.] policial {m./f.}

Sinônimo de tira

  1. 1 friso.
  2. 2 lista, listra, risca, venda.
  3. 3 policial, guarda.
  4. 4 faixa, filete, fita.

Kira: Significa “senhora”, “que tem plena autoridade”, “feixe de luz”, “preta”. O nome feminino Kira possui várias possibilidades de origem, entre elas a russa, a grega e o sânscrito.

A palavra “Tira” fazia parte da linguagem interna das corporações policiais no século XIX, e remetia ás condecorações que eram dadas aos oficiais, como medalhas em formas de tiras douradas de tecido presas no uniforme. Quanto mais alta a patente do oficial, maior era o número de tiras.

A tira ou tirinha é um gênero textual assim definido por Sérgio Roberto Costa: Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação.

As primeiras histórias em quadrinho do mundo nasceram na ponta da pena de um suíço, o artista gráfico e escritor Rudolf Töpffer, considerado o pioneiro do gênero por ter publicado, em 1837, Les Amours de monsieur Vieux Bois, um suplemento que vinha encartado dentro do jornal dominical e que consistia em 30 páginas, ...

Ganso é um termo informalmente adotado por membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) destinado a pessoas que apresentam alguma forma de envolvimento com drogas ilícitas.

O crime foi cometido por motivo fútil, em razão de um simples desentendimento entre irmãs após o consumo de bebida alcoólica.

“Jack” é gíria para estuprador, usada por detentos dentro de presídios. De acordo com a Polícia Civil, o homem ferido não possui antecedentes criminais. Atingido quatro vezes no abdome, ele foi encaminhado para o Hospital Regional de Taguatinga.

Art 68 - A licença para tratar de interesse particular é a autorização para afastamento total do serviço, concedida ao policial-militar que contar mais de 10 (dez) anos de efetivo serviço e que requerer com aquela finalidade.

Diz respeito ao profissional dedicado e acima da média que enfrenta o crime de forma destemida, aparatado de meios próprios e não se intimida facilmente pela burocracia da lei ou "modus operandi" da bandidagem. Ou AZ. Billy the Kid, era um "ás" no gatilho.

S49 - Outros traumatismos e os não especificados do ombro e do braço.

police s. A polícia encontrou várias pistas. The police found several clues.

policial {masculino}
policeman {subst.}

fireman s. O bombeiro salvou a jovem moça. The fireman saved the young lady.

Outro sinal é o uso do sufixo diminutivo no termo “tirinha”. Tal sufixo pode conotar que se trata de um formato pequeno, horizontal, equivalente a poucas colunas de jornal, como de fato as tiras são.