Por que se chama palavrão?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

O termo vem do latim characulu, diminutivo de kharaxou charax, palavra grega que significa estaca ou pau (esta, aliás, uma palavra ainda com o sentido original, mas em vias de se tornar um palavrão).

O “palavrão” originou-se em tabus criados pela religião e pela vida em sociedade. Tudo que se relacionava a homem, animal e sexo foi motivo de controle rigoroso dos religiosos. Vejamos a origem de algumas dessas curiosas expressões. Vem do latim vulgar besta, nome do animal que transporta cargas pesadas.

Palavrão é um grupo de palavras que são consideradas, em meio a sociedade, vulgares e desnecessárias. São utilizadas para definir exageiros, para xingamentos ou para expressar raiva.

pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose

Com 44 caracteres, eis nosso palavrão mais atual: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. De tão extenso, nem cabe na mesma linha. Segundo o dicionário de papel, designa uma doença que afeta o pulmão e a garganta, provocada pela inspiração de cinzas de vulcões.

Respeito. Sim. Palavrões podem ser tratados nas aulas de Língua Portuguesa dentro do eixo da análise linguística.

Designação vulgar de vagina, vulva.

O que quer dizer a palavra p * * * * * *? Mulher que faz relações sexuais por dinheiro; prostituta. [Pejorativo] Figurado. Aquela que não tem pudor; libertina ou despudorada.

A palavra mais longa do mundo será o termo inglês: "methionylthreonylthereonyl(…) isoleucine". Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina.

Foi em 1906 que o folclorista Vicente Chermont de Miranda, no seu 'Glossario Paraense', atestou que, na região amazônica, o nome servia para se referir à vulva. Talvez lá, então, tenha se originado esse outro uso.

Saber o motivo é muito importante. Falar palavras vulgares pode ter efeitos negativos. Em muitos círculos, pessoas que falam palavrões são vistas como mal-educadas, sem cultura, sem classe, imaturas ou pior. Na internet, falar palavrões pode bani-lo de vários tipos de fóruns e redes sociais.

Beócio. A princípio, beócio diz respeito à região da Beócia, situada na Grécia Central. No entanto a alusão a reputação dos beócios da Antiguidade fez com que o termo ganhasse uso na forma de xingamento. Nesse caso, o termo passa a significar um indivíduo bronco, ignorante e estúpido.

Porr*, Caralh*, Merd*, C*, Fudid*, Filho da P*t* e Cacet*!

17 sinônimos de palavrão para 1 sentido da palavra palavrão: Palavra grosseira e ofensiva: 1 nome feio, obscenidade, grosseria, palavrada, nome, impropério, impropriedade, insulto, asneira, blasfêmia, indecência, imoralidade, porcaria, turpilóquio, tabuísmo, linguarada, pachouchada.

Mais palavrão, mais felicidade
Conforme estudos, xingar tem efeito direto no alívio de dores, favorece a expressão dos sentimentos, promove conexões sociais (por incrível que pareça), melhora a saúde física e mental, a circulação sanguínea, libera endorfina, deixa a pessoa mais calma e assim vai.

A compulsão por falar coisas obscenas é um distúrbio que, no vocabulário médico, recebe um nome que já é um palavrão: coprolalia. Quem sofre de coprolalia incorpora, no meio de frases cotidianas, palavras ou frases inconvenientes, grunhidos e gemidos com conotação sexual. Tudo isso sem perceber.

Você pode também pedir pra um amigo ou parente próximo que te alerte quando você xingar. Depois do período de observação, pense em palavras alternativas ou mais neutras para os palavrões que você usa. Vá aos poucos fazendo essas trocas até formar o novo hábito!

10- As gírias e palavrões estão expressamente proibidos
Apesar de muitos candidatos saberem que utilizar gírias e palavrões na redação do Enem é algo proibido e que reduzirá a nota, isso pode acontecer.

Por exemplo, abestado, estúpido, burro ou louco. Agora, se você quer trocar insultos com alguém, mas de maneira mais culta. Você pode usar acéfalo no lugar de estúpido, ou insidioso no lugar de traiçoeiro e amigo do alheio no lugar de ladrão, por exemplo.

putain f [pej.]