Por que se chama Países Baixos?

Perguntado por: oourique9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

O termo Países Baixos tem uma explicação simples e remete às características naturais do território neerlandês. O país possui uma considerável parte do seu território localizada abaixo do nível do mar. Sendo assim, o nome Países Baixos se refere ao aspecto natural do relevo local.

É comum que chamemos de Holanda o país que faz a fronteira com a Bélgica e a Alemanha, mas o correto seria chamá-la de Países-Baixos. Holanda se refere à região mais a oeste dos Países-Baixos, dividida entre Holanda do Norte e Holanda do Sul. É a região mais importante economicamente, onde está a capital Amsterdã.

O nome Países Baixos corresponde a uma tradução de Nederland, na língua neerlandesa. O termo significa literalmente “terras baixas”, uma referência ao relevo local.

MAS POR QUE MUDOU? O país se denomina oficialmente como Países Baixos, visto que Nederland, na língua neerlandesa, significa "terras baixas". Esse nome tem um motivo intuitivo: o país é localizado geograficamente um pouco abaixo do nível do mar.

Na verdade o verdadeiro nome sempre foi Países Baixos, mas por que só agora isso está em questão? Com o objetivo de difundir ainda mais a cultura do país, a Holanda aderiu a uma campanha de marketing que valoriza a origem geográfica do território e o nome que a região sempre teve: Países Baixos.

Há no mundo cerca de 23 milhões de pessoas que falam neerlandês como sua primeira língua. A língua neerlandesa é falada nos Países Baixos, na Bélgica (Flandres) e Suriname. Também é a língua oficial de Aruba, Curaçao e São Martinho.

Amesterdã

Com uma altitude média de apenas 30 m acima do nível do mar, as Países Baixos estão entre os países um dos países mais baixos do mundo. A maior elevação do país (Vaalserberg) está a 322 metros acima do nível do mar. O país inclui cerca de 40 ilhas.

Porém, com o passar do tempo a seleção holandesa acabou adotando a cor laranja em seu uniforme principal. A cor laranja é a cor oficial da dinastia reinante no país, a dinastia Orange-Nassau. “Orange”, em inglês, significa laranja.

Conhecidos como Holanda no Brasil, os Países Baixos são uma tradução portuguesa para Netherland, que no neerlandês original é “Neder-landen“, que significa literalmente “terras baixas”. O país é denominado desta forma devido a sua localização geográfica, que é parcialmente abaixo do nível do mar.

Nos Países Baixos, conhecidos erroneamente como “Holanda”, a principal característica é o fato de seu relevo ser extremamente plano, aproximadamente metade do seu território fica a menos de um metro acima do nível do mar e boa parte de suas terras estão de fato abaixo do nível do mar, sendo este um dos motivos que ...

A etimologia do topônimo "Holanda" não é totalmente clara, mas mais provável é que o nome seja composto de "holt" (bosque ou selva) e "land" (terra ou país), literalmente "país dos bosques".

a China

China. Com uma população estimada em 1.426.000.000 bilhão, a China é considerada a nação mais populosa do mundo.

A população holandesa se divide em 20% católicos, 15% protestantes, 5% mulçumanos e 6% possui outras escolhas. Uma em cada três pessoas, dizem que não acreditam em Deus. Em 1960, 80% da população era católica ou protestante, mas os índices estão caindo ano após ano.

A diferença é que o primeiro é um país, onde a capital é se chama Amsterdam, e é onde eu moro atualmente. Enquanto Holanda é uma região dos Países Baixos que é composta por duas províncias – Noord Holland e Zuid Holland – onde vive a maior parte da população do país.

Os holandeses foram expulsos do Brasil, após revolta dos pernambucanos, por não pagarem os empréstimos concedidos no início da invasão. Aproveitando essa agitação em Pernambuco, Portugal, já independente da Espanha, uniu-se aos colonos brasileiros para expulsar os holandeses.