Por que se chama oração dominical?

Perguntado por: dgarcia . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Após a ascensão de Jesus, a vinda do Espírito Santo e com o estabelecimento da Igreja, o Pai Nosso passou a ser chamado de Oração Dominical (Oração do Senhor), pois, sem dúvida, é a mais importante das orações de todo o Cristianismo. Nela, constata-se um resumo dos Evangelhos.

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.

Prática havaina, a oração original ho'oponopono promete curar, libertar e afastar as energias negativas passadas da pessoa que a pratica.

Significado de Dominical
[Religião] Que se refere ou pertence a Deus. substantivo masculino Antigamente, referia-se aos tecidos utilizados pelas mulheres enquanto seguravam as hóstias. Etimologia (origem da palavra dominical). Do latim dominicalis.

ORAÇÃO DOMINICAL. O mais perfeito modelo de concisão, no caso da prece, é, sem contradita, a Oração dominical, verdadeira obra prima de sublimidade na simplicidade; sob a mais reduzida forma, ela resume todos os deveres do homem para com Deus, para consigo mesmo e para com o próximo.

Portanto, não é de surpreender que Jesus tenha passado tempo sozinho para a oração com Deus. O amor entre os dois era um vínculo indissolúvel e nem se quer foi interrompido pelo ministério terrestre de nosso Senhor. Portanto, é necessário concluir que Jesus orava porque desfrutava da comunhão de Seu Pai.

Ore sem cessar
A Bíblia nos orienta a orar sempre, mas não nos especifica sobre quanto tempo devemos passar falando com o nosso Salvador. Contudo, o apóstolo Paulo fala em 1 Tessalonicenses 5:17, sobre orar sem cessar. Isso significa que devemos estar o tempo todo conectados com Deus e em espírito de oração.

Na Bíblia – livro sagrado para os católicos e os evangélicos, religiões que são maioria no Brasil, de acordo com dados do Censo de 2010 -, o “Pai Nosso” (ou Oração Dominical, ou Oração Modelo) aparece em dois momentos, nos evangelhos de Mateus e Lucas.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

Primeiramente devemos entender profundamente o significado dessa tão conhecida e amável palavra Oração, segundo o Dicionário da Bíblia de Almeida (1999, p. 120) ORAÇÃO é: Uma aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou de pensamento, em particular ou em público.

Trata-se de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos.

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta.

Resposta: Ela vem de “orar”, que vem do Latim ORARE, de OS, “boca”, de uma base Indoeuropeia OR-, “pronunciar uma fórmula ritual”. Inicialmente significava “falar”, depois adquiriu particularmente o sentido “falar em público, discursar”. Daí vêm nossas palavras “oratória” e “orador”, bem como o verbo “orar”.

Quem fez a primeira oração? A última frase de Gênesis 4 registra que, logo após o nascimento de Enos, começou-se “a invocar o nome do Senhor” (Gn 4.26). Embora o verbo “invocar” pareça sinônimo de cultuar ou adorar, em outros textos ele é sinônimo de clamar ou orar.

1. Do Senhor, de Deus. 2. Relativo ao domingo.

ORIGEM DA ESCOLA DOMINICAL
Os missionários escoceses Robert (1809/1888) e Sara Kalley (1825/1907) são considerados os fundadores da Escola Dominical no Brasil.

A escola bíblica dominical é muito conhecida nas igrejas por ser uma fonte de educação cristã e uma das responsáveis pela formação social, moral e espiritual. Trata-se de uma importante prática para o aprendizado, pois ajuda os cristão a terem mais conhecimento sobre as escrituras e suas práticas no dia a dia.

Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.