Por que se chama nylon?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 15 votos

Os criadores dessa fibra, diante da necessidade de dar-lhe um nome, decidiram juntar as iniciais de New York, com as três primeiras letras de London, dando origem à palavra náilon. Outra possível explicação para o termo seria a de que durante a 2ª Guerra Mundial os EUA usaram o tecido nos paraquedas.

PA é a abreviação polyamid, termo em inglês que significa poliamida. A poliamida também pode ser chamada de nylon (em inglês) ou náilon (em português). Atenção!

No caso do náilon 66, o diácido que participa na sua reação de polimeização é o ácido adípicoou ácido hexanodioico, que possui 6 átomos de carbono, e sua diamina é a hexametilenodiamina ou 1,6 – hexanodiamina, que também possui 6 átomos de carbono; daí a origem do nome náilon 66.

É uma linha flexível, muito resistente e transparente, utilizada para pesca em carretilhas, molinetes e varas de mão. Também usada na confecção de redes e tarrafas. A linha de Nylon Artpesca é amplamente empregada na montagem de bijuterias e artesanatos, é também um item indispensável em lojas de armarinhos.

O náilon é obtido em diferentes combinações de diaminas com ácidos dicarboxílicos, sendo comuns a reação de hexametilenodiamina com o ácido adípico ou com o cloreto de adipoíla, para o nylon “6,6” (estes números referem-se ao número de carbonos de cada um de seus constituintes, e com o ácido sebácico ou o dicloreto de ...

O Nylon, pertencente à família das poliamidas, foi a primeira fibra têxtil a ser produzida, no ano de 1935 pela equipe do químico Wallace Carothers, da DuPont. O primeiro produto a ser vendido com o material foram escovas de dente com cerdas de Nylon, em 1938.

Dois tipos comuns de Nylon são o PA 6.6 e o PA 6. O PA 6.6 é fabricado a partir da hexametilenodiamida e do ácido adípico, sendo que ambas possuem 6 átomos de carbono em suas cadeias, por isso é chamado de PA 6.6, e o PA 6 é fabricado a partir da caprolactama, também com 6 átomos de carbono (PA 6).

Esse material nada mais é do que um plástico, que serve especialmente para ser utilizado como matéria-prima no desenvolvimento de processo de laminação. Além disso, esse material também serve para confecção de inúmeros tipos de produtos e componentes de uso industrial.

O Polipropileno e o Polietileno proporcionam a fabricação de uma corda capaz de flutuar. As fibras são 60% mais frágeis que o nylon. São altamente resistentes a ácidos e produtos químicos, mas raramente usadas em operações que envolvem vidas.

Apesar de ambos serem tecidos sintéticos, estes possuem muitas diferenças. O nylon possui uma textura mais lisa e sedosa, enquanto o poliéster é mais fibroso. Isso influencia o seu uso nas diversas indústrias. O nylon é mais resistente e elástico em relação peso/peso quando comparado com o poliéster.

Polietileno : tem aspecto plástico, é impermeável e tem uma alta resistência à tração, comparável ao aço. Por conta das suas características, ele resiste melhor às condições climáticas, sendo mais recomendado para ambientes externos. Poliamida : também conhecida como Nylon, lembra mais um tecido.

Nylon 70 Resinado
Leve com fina camada de resina que favorece a resistência à água, ao rasgo, ao esgarçamento e desfiamento; é muito utilizado como forro, bolso ou divisória de acessórios escolares ou de viagem.

A poliamida tem um nome comercial bastante conhecido: nylon, e trata-se da primeira fibra sintética criada pelo homem. A polimerização só acontece por conta de diferentes tipos de monômeros.

O Nylon 600 é um tecido de alta resitência e durabilidade, sendo utilizado para confecção de mochilas, necessaires, bolsas de mais artigos. Aqui na JLM você encontra várias cores, da melhor qualidade. Confira esta e mais opções disponíveis. Composição: 40% Poliéster 60% PVC.