Por que se chama anel solitário?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Sua história remonta ao ano de 1423, quando o Sir William Hankford, chefe de justiça da Inglaterra, presenteou a neta que estava sendo batizada. Na época, ele pediu por um anel de aro simples que tivesse uma única pedra de diamante no topo (a pedra “solitária”). Em 1477, surgiu o anel solitário de noivado.

1477

O anel solitário com toda sua elegância e luxo é uma joia super tradicional, utilizada em todo o mundo. Ele surgiu oficialmente no ano de 1477, mais especificamente na Áustria, quando um arquiduque resolveu presentear sua noiva com uma joia de um único e grande diamante.

O anel solitário é muito ligado a noivados e casamentos, mas esta peça é usada no dia a dia por muitas mulheres solteiras, ou mesmo as comprometidas que estão ou não noivas. Como isso é possível?

Além de carregar uma forte importância, o anel solitário pode ser utilizado ao lado de outros anéis, prontos para reforçar o sentimento e a relevância de uma união. Assim, a mulher conseguirá se lembrar, a todo momento, sobre as diferentes fases de seu relacionamento.

Se no pedido de noivado a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel de noivado, que geralmente são solitários, a tradição diz que devem ser colocados na mão esquerda.

Significado de Solitário
Que prefere estar sozinho do que viver em sociedade ou conviver com outras pessoas. Que tem sua origem no isolamento e se desenvolve isoladamente.

O uso do anel no dedo médio significa poder, equilíbrio e sabedoria. Como esse dedo está no meio da mão, ele significa a simetria. Porém, o anel no dedo médio pode ter o significado de sinais de insegurança, medo da instabilidade.

O anel de noivado é colocado no dedo anelar da mão esquerda. A aliança de casamento, por sua vez, fica na mão direita. E, da mesma maneira, a noiva decide depois do casamento se mantém aliança e anel de noivado na mão esquerda ou se troca as duas joias de lado.

Usar um anel no dedo mindinho simboliza uma forte comunicação, o desejo e a capacidade de se relacionar. Anéis no mindinho da mão direita podem significar a graduação em alguma área do conhecimento. Por esse motivo, muitas pessoas usam o anel de formatura neste dedo.

Tipos de anéis mais comuns

  1. Aliança de compromisso. A aliança é, talvez, um dos anéis mais utilizados ao redor do mundo, por ambos os sexos. ...
  2. Solitários. O solitário é um dos queridinhos das mulheres, e pode também ser presenteado como anel de noivado. ...
  3. Anéis de gota. ...
  4. Anéis ajustáveis. ...
  5. Anéis de falange.

Em qual mão usar a aliança de namoro? As alianças de namoro são popularmente usadas na mão direita, no dedo anelar, ou seja, no quarto dedo da mão direita.

Criava-se assim o modelo que conhecêssemos atualmente. Ainda segundo a lenda, esse anel foi dado em presente a sua noiva, Maria de Borgonha, no dia de seu noivado. Essa joia foi colocada no dedo anelar da mão esquerda da noiva, onde segundo a tradição fica a “vena amoris”, ou veia do amor.

Namoro. O anel solitário é uma boa opção para um pedido de namoro especial. Sendo assim, são jóias em modelos clássicos, que simbolizam o amor de um casal que está começando a trilhar seu caminho. Os anéis de namoro também podem ter as iniciais do casal gravadas no interior do anel, bem como a data do pedido.

Porém por ser uma joia democrática e versátil, o anel solitário pode ser usado sozinho ou com outros anéis, sempre dando um toque de sofisticação ao visual.

Geralmente é usado sozinho, no dedo anelar da mão esquerda, enquanto a aliança de noivado permanece na direita. Por isso, após o casamento, você pode fazer do jeito tradicional e colocar ambos na mão esquerda, sendo primeiro a aliança e o solitário servindo como aparador.

De acordo com a tradição, as pessoas acreditam que usar o anel solitário em parceria com a aliança, significa amor. Além disso, sabemos que a aliança para compromisso e namoro, em muitos casais é de prata. Isso porque a sociedade costuma relacionar a estabilidade do relacionamento ao material das alianças.

Essa é a opção de muitos casais que precisam economizar e preferem usar a joia conjuntamente . Mas o anel de noivado, tradicionalmente, é um solitário (um anel com uma pedra brilhante), usado apenas pela noiva que, depois do casamento, pode usá-lo junto com a aliança.

Basicamente, o anel de noivado é presenteado num pedido de casamento, ou um casal decide por se casarem. Já as alianças, são os anéis que serão trocados no dia do casamento e representa que de fato o casal está casado.

Então vale ressaltar, que o anel de compromisso pode ser usado na mão direita segundo a tradição aqui do Brasil, mas ele pode à mão esquerda em um país com tradições diferentes.

A solidão e solitude possuem significados distintos. A solidão é o sentimento de se sentir sozinho, já a solitude é o sentimento de estar só e conseguir aproveitar da própria companhia, não se sentindo sozinho de fato.

A solitude só é válida quando se tem um outro alguém para contar - e essa é a grande diferença: o ser solitário não possui ninguém, enquanto o que goza da solitude sabe ter, mas prefere estar só.