Por que se chama acre?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O nome Acre surgiu de “Aquiri”, que significa “rio dos jacarés” na língua nativa dos índios Apurinãs, os habitantes originais da região banhada pelo rio que empresta o nome ao estado. Os exploradores da região transcreveram o nome do dialeto indígena, dando origem ao nome Acre.

Na língua nativa dos índios Apurinãs, primeiros habitantes do estado, Acre significa “Aquiri” - “rio dos jacarés”. A partir de 1877, imigrantes nordestinos lá chegaram para trabalhar na extração do látex. O território do Acre pertencia à Bolívia e ao Peru, sendo aos poucos ocupado por brasileiros.

Em 17 de novembro de 1903 foi assinado o Tratado de Petrópolis entre o Brasil e a Bolívia pelo qual o território do Acre, então pertencente à Bolívia, foi incorporado ao território brasileiro, uma área de aproximadamente 189 mil km2. Como compensação, a Bolívia recebeu 2 milhões de libras esterlinas.

Conclusão. Em resumo, a compra do Acre da Bolívia foi motivada pela necessidade de expansão territorial do Brasil e pela busca por garantir o controle sobre uma região estratégica na época da exploração da borracha.

Os conflitos com os bolivianos culminaram no Tratado de Petrópolis, em 1903, quando o Brasil adquiriu o território do Acre. O conflito com os peruanos, por sua vez, chegou ao fim seis anos mais tarde. Em 15 de junho de 1962, o Acre foi elevado à categoria de estado.

Pernambuco

O primeiro estado do Brasil foi Pernambuco, região situada no Nordeste e que faz divisa atualmente com os estados do Ceará e da Paraíba. O estado foi fundado pela Coroa Portuguesa e se tornou uma das mais prósperas capitanias hereditárias.

Cultura do estado do Acre
A cultura do Acre reflete os costumes dos indígenas, influências nordestinas e manifestações de povos de outros estados, principalmente das regiões Norte e Nordeste do país. A culinária típica traz muitos preparos à base de peixe, como o tucunaré e o pirarucu.

Há exatos 61 anos, o então presidente da República, João Goulart, assinava a Lei n° 4.070. Era 15 de junho de 1962, data em que o Acre deixava de ser território federal para se tornar estado e, finalmente, conquistar sua autonomia política e administrativa.

A ocupação efetiva do Acre pelos seringueiros brasileiros, durante a corrida à borracha amazónica no século XIX, depois de vários incidentes, levou à elaboração do Tratado de Petrópolis a 17 de novembro de 1903, assinado entre a Bolívia e o Brasil, passando a soberania da região a pertencer a este último.

Contudo, ao longo do século XIX, a região recebeu muitos imigrantes provenientes do Brasil, principalmente da região Nordeste do país. O interesse pelo Acre estava atrelado à exploração da borracha, que despontava no mercado internacional como um recurso natural muito valorizado.

Para quem ama a natureza e procura qualidade de vida e a paz de uma cidade do interior, o Acre é o local ideal para morar e trabalhar. Com um calor intenso e chuvas fortes durante todo o ano podemos dizer que o clima do Acre é um dos pontos negativos ou uma das principais dificuldades para se ficar atento, ok?

Segundo o tratado, para ter direito a uma área de cerca de 190 mil km2, o Brasil deveria pagar aos bolivianos 2 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 600 milhões, em valores atualizados), construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré, que facilitaria o escoamento das exportações boliviana, e ceder uma área de 2.200 ...

Foi em 1903 que o então ministro das relações exteriores, José Maria da Silva Paranhos Júnior, mais conhecido como barão de Rio Branco e o governo boliviano assinaram o Tratado de Petrópolis, que colocou fim à Revolução Acreana e tornou oficial a anexação do Acre ao Brasil.

O Brasil arrematou o Acre da Bolívia em 1903 por uma merreca de 2 milhões (R$ 1,2 bilhão em valores atualizados), para explorar borracha por lá.

Sua capital é Rio Branco e a sigla AC.
A área do Acre chega a 164.173,429 km2, de acordo com o IBGE. Hoje, há 5,05 habitantes quilômetro quadrado do estado. As cidades mais populosas, além da capital Rio Branco, são Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira. No total, o território abriga 22 municípios.

José Plácido de Castro

José Plácido de Castro, Comandante da Revolução Acreana, em 1908.