Por que se chama 9mm?

Perguntado por: azagalo5 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

O termo "9 mm" é corriqueiramente relacionado a um tipo específico de cartucho utilizado por forças policiais e militares. Normalmente, diz-se que o atirador porta uma "pistola 9 mm", fazendo-se referência ao armamento que adota munições do tipo 9 x 19 mm ou 9 mm Parabellum ou ainda 9 mm Luger.

Glock

As armas são provenientes do Programa SC Mais Segura do Governo do Estado e de emendas parlamentares estaduais do exercício de 2021. O armamento é o mesmo utilizado pelo FBI e pela Polícia de Nova Iorque. As armas da marca Glock, modelos G17, G19 e G26, que agora são o novo padrão da Polícia Civil catarinense.

380 têm o mesmo diâmetro de bala, mas o invólucro de 9 mm e o comprimento total são mais longos. O . 380 tem menos recuo, então é popular com revólveres ocultáveis, enquanto o 9mm é mais poderoso e tem mais recuo. Ambos podem ser grandes calibres defensivos se a munição for escolhida corretamente.

Os estudos comprovam que a penetração é mais importante num confronto porque aumenta a possibilidade de atingir órgãos ou tecidos vitais (o calibre 9 mm, em regra, é mais perfurante). Não há diferença entre lesões entre o calibre 9mm e o calibre 40 S&W.

Desde 2019, armas como pistolas 9mm, . 40 e . 45 ACP eram classificadas como "uso permitido", o que permitia a compra pela população civil.

357 Magnum, por exemplo, tem até 991 de joules --a energia varia de acordo com fatores como a ponta ou o tipo de pólvora da munição. Uma pistola . 9mm pode chegar a 506 joules.

calibre 9mm

A pistola calibre 9mm é considerada uma das mais letais do mundo, podendo neutralizar um ou mais oponentes com apenas um disparo.

1. AK-47: mais de 100 milhões de unidades vendidas.

A comissão de especialistas da PRF atuou durante todo o processo do teste, resultando na aprovação e aquisição das pistolas Glock como as armas de porte.

A turma também realizou a renovação da habilitação na pistola Glock 17 G. Os instrutores ressaltaram a importância da segurança no manuseio do armamento, que é de porte funcional.

Com as entregas de hoje, todos os policiais civis e militares usam armas de última geração. Com as pistolas Glock, as metralhadoras e as carabinas, fazendo com a gente tenha a polícia mais bem equipada, mais bem armada do Brasil”, disse Rodrigo Garcia.

Não há dúvida de que existem cartuchos mais eficazes do que o 9mm Luger, mas o 9mm é muito mais potente que qualquer cartucho 32 ACP ou 380 Auto, e tem mais capacidade de munição que um revólver compacto 38 Special.

No calibre . 38 Special, a quantidade de Energia foi em média 20% maior no cano de 4 polegadas. Já no calibre . 357 Magnum, a quantidade de Energia foi 32% maior, em média, chegando a até 50%.

O . 380 ACP é compacto e leve, mas de curto alcance e poder de parada menor que o do revólver . 38 Special +P, apesar de apresentar um melhor poder de penetração.