Por que se apaixona dói tanto?

Perguntado por: rsiqueira8 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A explicação da paixão vai muito além da bioquímica. Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal.

A sensação de estar apaixonado pode causar obsessão, pensamentos suicidas, problemas em aceitar a rejeição, causar vício e aumentar os níveis de stress.

30 meses

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Como lidar com o coração partido

  1. Não tenha medo da dor. ...
  2. Desprenda-se e aproveite sua independência novamente. ...
  3. Ria e chore. ...
  4. Procure fazer algum exercício físico. ...
  5. Crie o seu próprio mundo. ...
  6. Encontre esperança.

Sofrer por amor é mais sério do que se imagina. Conhecida como Síndrome do Coração Partido, a doença tem sintomas parecidos com os de infarto: fortes dores no peito. Mulheres acima de 50 anos, que já passaram pela menopausa, têm maior probabilidade de ter esse problema.

Confira as três principais dicas da ciência para fazer o cérebro parar de gostar de alguém:

  1. Não alimente um fantasma. Recuperar-se de um término é tão difícil quanto superar um vício. ...
  2. Tenha pensamentos negativos sobre a pessoa. ...
  3. Distraia-se com frequência.

Pesquisas recentes descobriram que quando duas pessoas apaixonadas se olham fixamente nos olhos por três minutos, elas passam a ter a mesma frequência cardíaca.

A explicação da paixão vai muito além da bioquímica. Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal.

“Um estóico moderno sabe que a maneira mais certa de disciplinar a paixão é disciplinar o tempo: decida o que você quer fazer durante o dia, depois faça-o sempre exatamente no mesmo momento todos os dias, e a paixão não lhe trará problemas.” Auden e os estoicos sabiam que rotinas e hábitos eram essenciais.

A paixão desencadeia atividade aumentada nas áreas subcorticais que estão associadas à euforia, recompensa e motivação. São elas a área tegmentar ventral, núcleo caudado e putâmen, todos ricos em neurônios dopaminérgicos”, detalhou.

Os estágios podem ser divididos em cinco etapas.
...

  • Desejo. ...
  • Atração. ...
  • Assimilação. ...
  • Honestidade. ...
  • Estabilidade.

A atração é impulsionada pelos mesmos caminhos cerebrais que controlam a sensação de recompensa. Dessa forma, isso explica o motivo pelo qual os estágios iniciais de um relacionamento podem ser tão estimulantes. Afinal, a dopamina é produzida e causa uma sensação de euforia quando estamos perto das pessoas que amamos.

O amor não correspondido
Pode ser a ausência de: Paixão - Não há desejo de tocar, sentir, beijar, abraçar e ter contato sexual com o outro; e pode haver rejeição manifesta no momento de receber contato físico. Se esta rejeição de contato físico ocorrer em diversos contextos, certamente não há atração física.

“A maior dor do amor é quando sabemos que ele deve morrer, mas não temos coragem de matá-lo.” Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

A dor emocional é um sentimento incômodo de origem psicológica que pode gerar tristezas, depressão e outras sensações negativas. Em muitos casos, a dor emocional é incitada por experiências emocionais danosas, como uma rejeição ou uma grande perda.

O tempo necessário para concluir o processo do luto dependerá de quanto tempo durou esse amor. Se você passou muitos anos nessa situação (sendo amante de um homem casado, por exemplo), os psicólogos estimam que provavelmente necessitará pelo menos três meses para esquecer a pessoa.