Por que São Paulo é tão frio?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Devido à proximidade do mar, a maritimidade é uma constante no clima local, sendo responsável por evitar dias de calor intenso no verão e noites de frio intenso no inverno. Durante o verão, por conta da altitude e chuvas típicas da época, raramente as temperaturas mínimas são superiores a 22 °C.

Clima em São Paulo
A cidade está localizada em uma zona de clima subtropical úmido, com características que definem um inverno frio e seco, enquanto o verão é bem quente e úmido, com enorme incidência de chuva. No inverno, entre os meses de junho e agosto, as temperaturas caem.

Campos do Jordão é a cidade mais fria de São Paulo, com temperatura média de 10 °C entre junho e agosto. As noites de inverno na “Suíça brasileira” são sempre as mais geladas, com temperaturas quase negativas ao longo da Serra da Mantiqueira.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a primeira semana do outono de 2023 no Brasil terá uma redistribuição da umidade pelo território. A expectativa é a de que o Sul tenha maior frequência de pancadas de chuva, enquanto o Sudeste e uma parte do Sul tenham mais dias de tempo seco e calor pela frente.

A estação mais quente do ano vai de dezembro a março. Neste período, as chuvas são abundantes e o ar fica bem úmido. São cerca de 107 dias chuvosos no ano e, o mês que mais chove é janeiro. Em fevereiro os termômetros chegam a marcar 28 graus, mas a sensação térmica costuma ser mais alta.

SP tem início de verão com chuva e frio; calor deve vir na 2ª quinzena - 07/01/2023 - UOL Notícias.

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023.

O ar relativamente mais frio e úmido (de sudeste e leste) vem do litoral, ganha forte movimento ascendente na Serra do Mar e segue convergindo com a acentuada rugosidade das cidades, causando fortes pancadas de chuva no período da tarde quando o aquecimento diurno é maior", explica.

A menor temperatura mínima no ano foi registrada em 20 de maio, com 6,3°C de média na cidade. Já o recorde histórico, desde o início das medições em 2004, é de julho de 2021, com 3,2°C na capital.

Previsão para o mês de abril de 2023 no Sudeste
Na primeira quinzena de abril de 2023 a chuva será ainda típica de verão, com pancadas isoladas e fortes, mas na segunda quinzena do mês já começa ser influência pela passagem de frentes frias, que também podem trazer chuva forte.

O município do Atibaia, distante a apenas 65 quilômetros da Capital, tem o segundo melhor clima do mundo, ficando atrás apenas de Davos, na Suíça. O dado é da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

1 - Corumbá (MS)
O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Yakutsk

Capital da vasta região da Sibéria, Yakutsk é amplamente conhecida como a cidade mais fria do mundo. “Nenhum outro lugar na Terra regista esta temperatura extrema”, diz. Embora as temperaturas durante o breve Verão possam ultrapassar 29ºC, no Inverno caem abruptamente para os -40ºC.

Lã Nina é um evento climático e fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, sendo um evento com particularidades opostas ao El Niño. Classificado como uma anomalia climática, esse fenômeno acontece, em média, em um intervalo de dois a sete anos.

O que esperar do outono de 2023
De modo geral, mesmo sendo uma estação mais fria, as simulações mais recentes de modelos climáticos como o ECMWF mostram uma temperatura acima da média para os próximos três meses (março, abril e maio). O que não significa que a temperatura não possa e não vá cair.

A bola da vez do Inverno 2024 são as saias. Sim, elas apareceram em diferentes looks e estilos, principalmente no modelo lápis ou saia coluna, no denim clean, em tonalidades que passeiam...

A cidade de São Paulo tem em 2023 o início de janeiro mais frio dos últimos 58 anos, com temperatura máxima média de 23,9ºC em pleno verão, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura nessa época do ano não era tão baixa desde 1965, quando a média máxima foi de 23,8ºC.

Sem chuvas: junho, julho e agosto são os meses com menos chuvas em São Paulo. A Historicamente, a chuva cai em média apenas 4 vezes no mês.

De acordo com a previsão da Climatempo, o calor só retorna à capital paulista no próximo sábado, 17, mas as chuvas persistem até segunda-feira, 19. O inverno no Brasil vai até o dia 22 de setembro.

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. As principais características da estação no Brasil são a chuva frequente em praticamente todo o país e temperaturas altas, com sensação de abafamento em grande parte da estação.

dia 22 de setembro

A previsão é de que até o fim do inverno, no dia 22 de setembro, outras frentes frias atinjam os estados da região. As próximas estão previstas para os dias 7 e 8 de setembro, além de uma para a 2ª quinzena do mês. Nas capitais da região Sul, a maior mudança climática poderá ser feita em Porto Alegre (RS).