Por que as empresas colocam salário a combinar?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Vagas com salário a combinar também podem significar que são negociáveis, diferentemente das anunciadas com valor fechado. Sem contar que muitos benefícios são apresentados apenas nas entrevistas, portanto, candidatar-se e aceitar convites é uma opção mais assertiva quando você se identifica com o cargo.

Existem várias razões pelas quais as empresas solicitam sua renda anterior. Eles podem querer saber se podem pagar, comparar seu salário com a taxa de mercado ou determinar seu valor para o empregador anterior.

Então, como calcular a pretensão salarial?

  1. Pesquise a média salarial na sua área;
  2. Analise bem o seu custo de vida;
  3. Leve em conta a sua experiência na função;
  4. Veja a situação atual, de momento, em relação à emprego;
  5. O valor da pretensão salarial não deve ser nem muito baixo, e nem muito alto!

É permitido que dois profissionais da empresa no mesmo cargo recebam salários diferentes? Segundo a legislação, não é permitido, já que a equiparação salarial é um direito dos trabalhadores.

Via de regra, a empresa não pode pagar salários diferentes para o mesmo cargo. Essa disposição é prevista pela legislação trabalhista brasileira por meio do direito de equiparação salarial.

"Art. 461. Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.

A resposta mais objetiva para essa pergunta é: não coloque. Da mesma forma que na entrevista, só é apropriado falar de pretensão salarial se o examinador abordar o assunto. Colocar um valor almejado no currículo pode significar que ele será descartado antes mesmo de ser lido.

Para garantir a equiparação salarial, antes era apenas necessário que o empregado não possuísse tempo maior do que dois anos de diferença na função em relação ao seu paradigma. Após a reforma, além disso, é necessário que eles não possuam diferença de mais de 4 anos na mesma empresa.

Taí uma dúvida cruel. Mas, sim, você deve perguntar o salário quando estiver em uma entrevista de emprego – só precisa saber o momento certo de abordar o assunto. O interesse pela remuneração e pelos benefícios que a vaga concede é natural, mas trazer o tema logo de cara nunca é bem-visto pelos recrutadores.

Você não precisa responder a sua pretensão salarial com um valor exato do salário almejado. A faixa salarial nada mais é que um intervalo de valores. Por isso, você pode responder, por exemplo, entre 2.000 e 2.500 reais. Dessa forma, você mostra flexibilidade e dá uma margem de negociação para ambas as partes.

Quando falamos em salário compatível, nos baseamos na média salarial paga pelo mercado, ou seja, o salário médio praticado pelas empresas da região para aquela determinada vaga. Por exemplo, hoje na região de Tubarão, um assistente administrativo ganha em média, de R$1800 a R$2600.

Para conseguir introduzir o tema, o candidato pode mencionar o salário que recebia na vaga anterior que ocupou. A partir dessa menção, o recrutador terá uma ideia a respeito da pretensão salarial. Com esse conhecimento, é mais fácil para o recrutador saber se há chances de a contratação ser efetivada.

11 situações comuns na segunda entrevista de emprego

  1. Entrevistas simultâneas.
  2. Argumentando de forma profissional.
  3. Responda as perguntas de forma completa.
  4. Cuidado com as perguntas hipotéticas.
  5. Apresente suas dúvidas.
  6. A negociação de salário.
  7. Conhecendo a empresa.
  8. Próximas etapas do processo seletivo.

Como passar na segunda etapa da entrevista de emprego? Veja 7 dicas

  1. 1 – Prepare-se. ...
  2. 2 – Argumente de forma profissional. ...
  3. 3 – Responda as perguntas de forma completa. ...
  4. 4 – Tenha cuidado com as perguntas hipotéticas. ...
  5. 5 – Apresente suas dúvidas. ...
  6. 6 – Tenha atenção ao negociar o salário. ...
  7. 7 – Mostre interesse pela empresa.