Por que rock acalma?

Perguntado por: vflores . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A Universidade de Queensland em Brisbane constatou que o rock “ajuda a processar a raiva”, deixando os ouvintes mais ativos e energizados. De fato, qualquer estilo pode ser a escolha ideal para desestressar.

Muito além de um simples estilo musical, o rock and roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Alguns acreditam que o novo gênero pôde ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis nos EUA, porque tanto jovens brancos quanto negros apreciavam a nova música.

O Rock vai muito além de um estilo musical. Ao longo da história, esse gênero foi conquistando fãs pelo mundo todo, que para além das músicas, adotam um estilo comportamental irreverente e um visual autêntico. O estilo surgiu no final da década de 40 e começou a se popularizar nos Estados Unidos durante a década de 50.

Segundo o pesquisador, o rock seguido do Heavy Metal foi o estilo apontado como preferido das pessoas mais inteligentes, e a música instrumental clássica a mais utilizada em momentos de estudo e concentração destes.

Mãos chifradas, símbolo do rock, cifres do rock, moloik. É tanto nome e tanta variação que a gente fica até meio perdido. A não ser quando a música toma conta dos nossos corpos e a única forma de transcender é batendo a cabeça, fechando a mão e pondo os dedos para cima.

O estudo foi realizado através de entrevistas qualitativas com amostra de conveniência. Concluiu-se que o estilo rock, seguido pelo heavy metal são os preferidos das pessoas mais inteligentes, e que a música instrumental clássica é a mais utilizada em momentos de estudo e concentração destes.

Os fãs de rock tiveram alguns traços em comum, demonstrando ser introvertidos, intuitivos e racionais. No entanto, são mais perceptivos. Eles não demostraram diferença entre serem assertivos ou turbulentos. Quem gosta de rock alternativo é mais introvertido, intuitivo, sentimental, perceptivo e turbulento.

Um estudo mostrou que quem escuta o ritmo é mais feliz do que pessoas que ouvem outros gêneros musicais.

O rock 'n' roll é um gênero musical que teve origem nos Estados Unidos (EUA) a partir dos anos 1950, popularizando-se por todo o mundo. Mais do que um estilo musical com ritmo contagiante, é conhecido por ter um apelo comportamental e visual cheio de irreverência e atitude.

Surgido nos Estados Unidos no final dos anos 40, o rock bebeu da fonte da música negra para se firmar como um gênero musical contracultural que desafiou barreiras raciais e revolucionou a cultura, o comportamento, a linguagem e a moda ao redor do mundo.

Entre sua características principais estão a predominância de uma base rítmica constante e repetitiva; a segunda é a utilização da música de uma forma emocional e espiritual. O Rock surgiu na década de 50 através da mistura de três gêneros musicais: Blues, Country e Jazz.

Genericamente, nosso cérebro tem tendência a gostar mesmo é de música clássica; segundo pesquisa do biólogo Nicholas Hudson, as pessoas tendem a gostar de músicas que soam “complexas” aos ouvidos, mas que são “decifráveis” e facilmente “compactadas” pelo cérebro, exatamente como as composições eruditas.

Com o rock a realidade mudou e as bandas começaram a ser definidas como coletivos de músicos sem líderes, com nomes gerais para as bandas. Foi o que aconteceu com The Doors, Black Sabbath e The Rolling Stones.

Chuck Berry

"pai do Rock and Roll": o legendário Chuck Berry.

Metalcore é um gênero que emprega vocais gritados e limpos. O ato de gritar tornou-se um padrão tradicional para o gênero no início dos anos 1990, com bandas como Earth Crisis e Converge, que também usavam esse estilo vocal com frequência.

Os resultados demonstraram que o estilo musical predileto dentre os indivíduos de alto QI foi o Rock, seguido pelo Heavy Metal, já para estudo e para atividades que exigem maior atenção, como estudar, foram preferidas músicas instrumentais clássicas.

Mais estudos recentes focados em adolescentes também demonstraram a melhora no aprendizado de idiomas e constataram benefícios no raciocínio verbal, memória, alfabetização e coordenação motora. Tenha isso em mente na próxima vez em que ouvir um jovem fazendo acordes distorcidos em uma guitarra.

RIO - Um estudo realizado pela Universidade de Melbourne, na Austrália, afirma que adolescentes que ouvem heavy metal são mais suscetíveis à depressão e outras distúrbios mentais, segundo o site Music Radar.

A Finlândia é o país do mundo onde mais se ouve rock'n'roll, seguido da Turquia, Hungria, República Tcheca e Filipinas. Nesse ranking de países mais roqueiros, o Brasil aparece em 13º lugar, logo depois do Japão (12º) e à frente da Nova Zelândia (14º).

Continuar lendo O que acalma a arritmia?