Por que rir dói?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A ação analgésica da gargalhada é causada pela liberação de endorfina no organismo. Além de criar um estado leve de euforia, essa substância química também amenizaria a sensação de dor. “É o esvaziamento dos pulmões que causa esse efeito. É exatamente o que acontece quando dizemos 'ri até doer'.

O choro durante o riso seria um sintoma de hiperatividade cerebral. Além disso, quando rimos muito, os músculos do rosto pressionam as vias lacrimais, que, apertadas, liberam o chororô. Por fim, um estudo da Universidade Yale (EUA) diz que a reação é uma tentativa do corpo de se reequilibrar diante de uma emoção forte.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

Os mais indicados são os analgésicos, anti-inflamatórios e antiespasmódicos.

  1. Analgésicos: São específicos para aliviar a dor. ...
  2. Anti-inflamatórios: São indicados, pois, à medida que a pedra se movimenta, ela vai causando feridas, que podem inflamar e piorar mais ainda a dor. ...
  3. Antiespasmódicos:

Já no português, a expressão se traduz como uma sequência de letras "k", que acabam produzindo uma onomatopeia de risada: kkkkkk. Uma maneira alternativa de rir no idioma é "rsrsrs", como uma abreviação da palavra risos.

Por causa da endorfina e da adrenalina, substâncias liberadas em momentos de relaxamento e tensão, respectivamente. A endorfina é um neurotransmissor que funciona como uma espécie de “analgésico natural”, relaxando a musculatura.

Muitas pessoas dizem que o riso é contagiante, e realmente essa afirmativa é verdadeira. Ao observar uma pessoa sorrindo, frequentemente somos tomados também por essa ação. A explicação para isso está no nosso sistema nervoso, mais precisamente nos nossos neurônios.

Rir é um fenômeno natural das emoções, de fato depressivos também dão risada, as vezes uma pessoa que ri muito também pode ser um depressivo que tenta mascarar a sua própria dificuldade de lidar com a tristeza.

O neurocirurgião Fernando Gomes Pinto explicou por que as pessoas acabam rindo das gafes dos outros: “O nosso cérebro espera que aquela ação não seja daquela forma, a gente acha que a pessoa vai pular e não vai cair. Então, o inusitado é engraçado.

Rir faz bem para o corpo
As endorfinas liberadas são capazes de estimular o sistema imunológico, aumentando a produção de células de defesa no organismo. Além disso, como a frequência cardíaca aumenta, o sistema cardiovascular também é melhorado.

Rir 20 minutos por dia pode manter sua barriga definida e evitar 80% das rugas.

Dicas

  1. Com a palma das mãos para cima, curve os dedos para trás e tente manter só a ponta curvadas para frente, como se suas mãos fossem garras. Você vai ficar a pura maldade!
  2. Assim que terminar de rir, comece a piscar um dos olhos, como se tivesse um tique nervoso.
  3. Comece rindo devagar e vá aumentando a intensidade.

Caso não consiga parar de rir ou chorar descontroladamente, é possível que a causa seja um transtorno neurológico causado por uma lesão ou uma doença. É uma boa ideia procurar um profissional de saúde para avaliar o caso. Não morda a língua, os lábios ou as bochechas, ou você pode se machucar.

Considerada como a pior dor do mundo, a Neuralgia do nervo trigêmeo pode ser confundida como dor de dente, enxaqueca e até a distúrbios psiquiátricos. Mas a verdade é que o atraso da dor só leva a mais sofrimento pelo paciente. Dr.

Tipos de Dor

  • Dor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. ...
  • Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. ...
  • Dor disruptiva.

Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros.

JK – Just kidding, estou brincando. K ou KK – Ok .

Antigamente, usava-se mais o quá-quá-quá, mas a influência das culturas de língua inglesa nos trouxe o 'ha ha ha'. Se fôssemos ler em português, ficaria /a a a/, o que não faz muito sentido. Os gramáticos recomentam, portanto, sempre escrever as risadas como 'ah! ah!

Já no português, a expressão se traduz como uma sequência de letras "k", que acabam produzindo uma onomatopeia de risada: kkkkkk. Uma maneira alternativa de rir no idioma é "rsrsrs", como uma abreviação da palavra risos.

Continuar lendo É melhor rir ou chorar?