Por que rimos ninguém sabe?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Por que rimos? Ninguém sabe. O riso tem uma qualidade universal: todas as culturas têm seus contadores de piadas. E, mesmo que a piada tenha graça só para uma cultura, as pessoas reagem sempre da mesma forma.

Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica. Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução.

Dicas

  1. Não se sinta culpado por querer rir. ...
  2. Tente puxar os cantos da boca para baixo, fazendo uma cara triste. ...
  3. Encare alguma coisa no ambiente e foque na sua respiração. ...
  4. Tente encarar um ponto do ambiente e não tire o seu olhar dele.
  5. Respire fundo apenas pelo nariz, concentrando-se em não abrir a boca.

Já no português, a expressão se traduz como uma sequência de letras "k", que acabam produzindo uma onomatopeia de risada: kkkkkk. Uma maneira alternativa de rir no idioma é "rsrsrs", como uma abreviação da palavra risos.

O choro durante o riso seria um sintoma de hiperatividade cerebral. Além disso, quando rimos muito, os músculos do rosto pressionam as vias lacrimais, que, apertadas, liberam o chororô. Por fim, um estudo da Universidade Yale (EUA) diz que a reação é uma tentativa do corpo de se reequilibrar diante de uma emoção forte.

A risada exercita o cérebro
Sorrir diminui a intensidade de emoções negativas como a tristeza e relaxa o corpo inteiro. Alivia a tensão e o estresse e mantém os músculos relaxados por até 45 minutos.

O riso nervoso é uma resposta ao estresse; é algo independente da vontade da pessoa. Pode ser a forma que seu organismo reage, como um mecanismo de defesa diante do medo e da angústia.

Que provoca riso e alegria: 1 alegre, contente, folgazão, risonho, animado, burlesco, cômico, divertido, engraçado, feliz, hilariante, hilário, jocoso, prazenteiro, prazeroso, risível, satisfeito.

Rir no momento da dor é um mecanismo de defesa muito normal, explica a médica psiquiatra Dânia Francine Corrêa. "Rir é uma descarga da angústia que sentimos em um momento difícil. A gente se defende sorrindo", define.

– Ô Maria, me traz outro xampu. – Mas eu já te dei um agorinha mesmo, homem! – É que aqui está dizendo que é para cabelos secos, e eu já molhei os meus. Você sabe por que a água foi presa?

O riso social
Os motivos que nos levam a rir são muitos: cócegas, piadas, uma zombaria. Mas a maior parte dos nossos risos vêm da simples interação social. Estima-se que em uma conversa de dez minutos, costumamos rir até sete vezes, de frases triviais.

Uma boa maneira de rir assim é segurar o riso ao máximo e explodir quando não aguentar mais, até ficar com falta de ar. O segredo é tensionar as cordas vocais, para que o som saia mais como um problema de respiração e menos como uma gargalhada.

Entre 'hehehe', 'kkkk', 'hiauhaiha', 'rsrsrs', que todo mundo usa mas que, quando numa conversa mais séria, não caem bem, […]

Você também pode adotar o acrônimo LOL, que significa laughing out loud (rindo muito alto).

Significa risada, principalmente nas salas de bate-papo. Td bem, tô de acordo, kkk.

3. Siglas como LOL e LMAO. Os americanos inventaram siglas para transcrever o riso. "LOL" é abreviação de laughing out loud, que significa "rindo alto".

Dependente de remédios para controlar uma doença neurológica que o faz rir incessantemente em situações de nervosismo (um possível quadro de epilepsia gelástica), o personagem recorre ao serviço de saúde pública, onde é atendido por uma assistente social.

Melhoria da digestão: Os músculos mais trabalhados durante uma gargalhada são os abdominais. Os movimentos funcionam como uma espécie de massagem para o sistema gastrointestinal.

Quando você ri muito forte, você fecha e aperta os olhos, o que pode provocar o chamado “choro por reflexo”, algo causado normalmente por rajadas de vento, por exemplo. Existe, porém, uma condição que faz as pessoas chorarem ou rirem de forma incontrolável e desproporcional ao evento.

Resposta verificada por especialistas. Uma pessoa que gosta muito de rir é uma pessoa risonha e extrovertida, mas há também condições médicas que fazem com que uma pessoa possa rir compulsivamente, como é o caso da labilidade emocional.

Quando uma pessoa ri, o organismo libera endorfina, hormônio que promove uma sensação de bem-estar geral. Diversas pesquisas ao redor do mundo chegaram a conclusões que o riso é um ótimo remédio e proporciona uma melhor qualidade de vida.