Por que rimos da desgraça dos outros?

Perguntado por: oescobar . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Cientistas da Universidade de Leiden (Holanda) concluíram que rir dos problemas dos outros – um hábito muito comum entre os seres humanos – é sinal de baixa autoestima.

Rir faz bem para o corpo
As endorfinas liberadas são capazes de estimular o sistema imunológico, aumentando a produção de células de defesa no organismo. Além disso, como a frequência cardíaca aumenta, o sistema cardiovascular também é melhorado.

Na verdade, de acordo com especialistas, o motivo pelo qual rimos quando alguém cai ocorre por causa das sensações de imprevisibilidade e incongruência. Essa foi a conclusão de um estudo publicado na revista Elsevier, que investigou o porquê rimos em situações características de vídeos de humor tipo pastelão.

Ao rir das próprias desgraças, a pessoa pode estar se desvalorizando e reforçando a ideia de que não merece coisas boas na vida. Isso pode levar a comportamentos autodestrutivos, como se colocar em situações de risco ou permitir que outras pessoas abusem dela.

Sadismo é uma palavra usada para se referir a um indivíduo que sente prazer com o sofrimento alheio. No sadismo, a sensação de satisfação pode ocorrer basicamente de duas formas: ao fazer alguém sofrer ou ao presenciar o sofrimento de outros indivíduos.

Resposta: "Rir dos outros" significa que você está rindo de alguma pessoa, que cometeu algum ato engraçado. "Rir com os outros" quer dizer que tem alguém rindo juntamente à você.

Sorrir rejuvenesce e aumenta a longevidade, pois movimenta a musculatura do rosto, ajudando a manter a elasticidade da pele. Sorrir diminui a intensidade de emoções negativas como a tristeza e relaxa o corpo inteiro. Alivia a tensão e o estresse e mantém os músculos relaxados por até 45 minutos.

endorfina

Enquanto o mau humor estimula os hormônios do estresse e da raiva, o sorriso ativa várias áreas neurotransmissoras do organismo e instiga a sensação de bem estar, leveza, alívio e felicidade. Ao sorrir, a pessoa aciona a endorfina, hormônio produzido pelo próprio organismo, conhecido como “hormônio da felicidade”.

Nem todos compreendem e pode parecer agressivo a alguns. Certamente podemos dizer que essa reação que você tem, é quase normal, é frequente. Por outro lado, a reação revela que você vive insegurança e desconforto nessas situações. Após a situação ainda se sente culpada.

Risada patológica
Contudo, em casos extremos, essa incontinência pode, sim, indicar algum problema neurológico, como a síndrome do afeto pseudobulbar, também chamada “transtorno da expressão emocional involuntária” ou “labilidade emocional”.

Para relaxar. Em momentos de estresse emocional grandes, o corpo usa a risada para aliviar um pouco da tensão. Rir em uma situação triste ou de pressão, significa que o nosso corpo está trabalhando para criar uma situação mais amena.

Passos

  1. Pergunte-se se fez algo novo ou que tenha chamado atenção recentemente. Boas notícias ou um bom desempenho inspiram as pessoas a rir com você em vez de rir de você.
  2. Olhe para a situação. ...
  3. Pense em qualquer predisposição que você tem para achar que as pessoas estão zombando de você.

Rir no momento da dor é um mecanismo de defesa muito normal, explica a médica psiquiatra Dânia Francine Corrêa. "Rir é uma descarga da angústia que sentimos em um momento difícil. A gente se defende sorrindo", define.

Maquiado ou não, considera-se esse sentimento normal e até socialmente aceitável. Afinal todos já se habituaram de que “pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Ora, ocorre que essa estranha satisfação que sentimos diante do mal que acontece aos outros, não tem a inocência que aparenta.

O sentimento de prazer em relação à dor ou sofrimento de outras pessoas é uma resposta biológica, segundo pesquisa publicada no "Annals of the New York Academy of Sciences". A reação, definida pela expressão alemã “Schadenfreude”, foi observada em uma série de quatros experimentos.

Uma pessoa empática é aquela que consegue lidar com a dor alheia, deixando o egocentrismo de lado, e compreendendo o ponto de vista do outro, com generosidade e tolerância.

Mas, na verdade, o benefício de uma boa gargalhada vem antes: ela é o reflexo da sensação de felicidade, como quando acontece algo legal e divertido no seu dia. Esse tipo de situação faz com que o organismo libere substâncias, como a adrenalina, serotonina e a dopamina, que deixam você motivado e alegre.

Resposta verificada por especialistas. Uma pessoa que gosta muito de rir é uma pessoa risonha e extrovertida, mas há também condições médicas que fazem com que uma pessoa possa rir compulsivamente, como é o caso da labilidade emocional.

Dicas

  1. Não se sinta culpado por querer rir. ...
  2. Tente puxar os cantos da boca para baixo, fazendo uma cara triste. ...
  3. Encare alguma coisa no ambiente e foque na sua respiração. ...
  4. Tente encarar um ponto do ambiente e não tire o seu olhar dele.
  5. Respire fundo apenas pelo nariz, concentrando-se em não abrir a boca.

Ao gargalhar, o indivíduo trabalha quase todos os músculos do rosto e do abdômen, promove maior oxigenação do cérebro, estimula a liberação da endorfina (substância que ameniza a dor e promove o prazer). A risada tem ainda efeito anestésico e aumenta a imunidade do organismo.

Em média, uma pessoa ri de 15 a 20 vezes por dia. Rir reduz o estresse, a dor e faz bem para o coração ...