Por que respeitar a classificação indicativa?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Ela atua na mediação entre dois valores fundamentais para uma sociedade democrática: o direito à liberdade e o dever-poder de proteção dos direitos humanos das crianças.

Brasília, 31/5/22 (MJSP) – A classificação indicativa, por idade, para filmes e programas serve como parâmetro para que os pais decidam se os filhos devem ou não assistir àquele programa, que pode exibir cenas de sexo e nudez, drogas e violência.

É da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça (MJ), a responsabilidade da Classificação Indicativa de programas TV, filmes, espetáculos, jogos eletrônicos e de interpretação (RPG).

Apenas para maiores de 18: Netflix libera conteúdo adulto e não é o que você imagina. Você não leu errado: a Netflix acaba de anunciar que, agora, também tem conteúdo adulto disponível. Mas calma, trata-se de temas adultos muito mais reais: como precisar trocar a resistência de um chuveiro.

A18 - Tuberculose de outros órgãos.

Caso assistam filmes com classificação superior a sua idade precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis ou portando a autorização devidamente preenchida.

Hoje, no Brasil, existem seis níveis de classificação indicativa: livre (para todas as idades), 10 anos, 12 anos, 14 anos, 16 anos e 18 anos.

Confira quais são acima! Segunda situação: classificação 18 anos. Aqui, somente é permitida a entrada de menores caso eles estejam acompanhados dos pais! Não existe autorização para menores irem acompanhados de outros familiares ou amigos quando a classificação do evento é apenas para maiores de 18 anos.

Resumidamente, a Classificação Indicativa é representada pelos símbolos coloridos que aparecem nos programas de TV, cartazes de filme, cinema, espetáculos teatrais, jogos de vídeogame e RPG, que correspondem à idade para a qual a programação é recomendada.

1990

O sistema de classificações em sua forma atual foi criado em 1990, sendo de atribuição da Coordenação de Classificação Indicativa (Cocind) do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça (DPJUS), o qual faz parte da Secretaria Nacional de Justiça (SENAJUS) do Ministério da Justiça (MJ).

Violência Fantasiosa
- Violência caricata inserida no gênero comédia-pastelão (guerra de comida, pancadas que não resultem em dor), ou seja, que são feitas para provocar o riso e não como ato violento.

Lembramos também que crianças abaixo de 10 anos devem estar SEMPRE ACOMPANHADAS. Para elas, apenas portar a autorização escrita não é suficiente. ATENÇÃO: esta autorização diz respeito apenas ao acesso ao produto audiovisual.

Os materiais classificados previamente pelos próprios produtores deverão ter a letra "A" antes da indicação. Na prática, isso quer dizer que as obras avaliadas como livres terão um símbolo "AL", as de 10 anos, "A10", e assim por diante, incluindo as faixas etárias de 12, 14, 16 e 18 anos.

A autoclassificação vai ser indicada com um símbolo diferente. Neste caso, ele contará com a letra A antes da indicação. Ou seja, as obras avaliadas como livres vão ser apresentadas com um símbolo AL; as de 10 anos, A10 e assim por diante. O objetivo é dar mais transparência sobre quem fez a análise do conteúdo.

Em uma lista de séries com cenas picantes, não poderia faltar Elite. Um dos grandes hits espanhóis da Netflix ao lado de La Casa de Papel (2017-2022), a produção teen sobre os alunos do colégio Las Encinas sempre se destacou por colocar os protagonistas em várias sequências sensuais, com muita nudez e até sexo a três.