Por que rei afogado?

Perguntado por: rnobrega . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

O Rei afogado ou empate por afogamento é uma situação no xadrez onde o enxadrista tem a vez de jogar, não está em xeque, mas não tem movimentos válidos.

O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a.

Um empate ocorre no xadrez quando nenhum jogador vence ou perde - a partida termina empatada.

A peça escolhida não precisa ter sido anteriormente capturada. Assim, um jogador pode conseguir duas rainhas ao mesmo tempo (ou até nove, se conseguir com que seus oito peões sejam promovidos).

As peças auxiliares, tanto as minhas como as adversárias, não têm valor intrínseco, servem somente para defender o rei próprio e matar o rei adversário. São instrumentos. Justamente por causa disso podem ser avaliadas. A dama vale dez, a torre vale cinco, o cavalo e o bispo três, e o peão um.

A Torre, apesar de frágil no início do jogo, é considerada a peça mais poderosa depois da Rainha. O Peão, chamado de Bhata no Chaturanga, representa a infantaria, a linha de frente dos exércitos medievais. É a peça mais fraca e menos valiosa de todo o tabuleiro.

O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal.

Xeque. Quando o Rei está sendo atacado, dizemos que ele está em Xeque. O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Quando ele está em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque.

Ele surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento Cultural. Até hoje um dos jogos mais populares do mundo, o xadrez pode ser levado para a aula de Educação Física de forma simples e divertida.

O Rei. O rei é menos poderoso do que quase todas as peças de xadrez, mas também é a única peça que nunca pode ser capturada! Quando um rei é atacado, ele está em "xeque". No início da partida, o rei branco começa na casa e1 e o rei negro começa na casa e8.

Caso ainda não tenha sido movimentado no jogo, é permitido ao Rei realizar um movimento especial denominado roque com uma das torres, com o que se pode protegê-lo deslocando-o duas casas horizontalmente, caso estas casas não estejam sob ataque e o Rei não esteja em xeque.

A mais poderosa é a Rainha devido ao seu grande poder de ataque. Apesar de o Peão parecer fraco com um valor de apenas 1, ter uma vantagem de 1 ponto em uma partida pode ser o caminho para a vitória. O valor das peças ajuda a entender como fazer trocas.

Aberturas de xadrez: Gambito da Rainha
Nelas, o jogador sacrifica uma ou mais peças em troca de algum tipo de vantagem. No Gambito da Rainha sacrifica-se um Peão inicialmente em troca de colocar dois peões fortes no centro. Após esse movimento, o Peão inimigo pode ser capturado facilmente pelo Bispo.

Essa é uma gafe comum a jogadores que ainda estão aprendendo — assim como chamar a dama de “rainha”. Como a anotação do jogo utiliza a letra inicial para demarcar os nomes e o rei já começa com R, o nome “dama” foi adotado, para evitar confusões.

3- Por um peão: Um peão pode “capturar” para a frente ou para trás saltando por cima de uma peça adversária, desde que a casa situada atrás dessa peça esteja livre. 4- Se, após essa captura, a situação ocorrer novamente, o peão continua a capturar peças adversárias da mesma forma.