Por que reduzir o consumo é uma importante ação de sustentabilidade?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A atitude do consumidor na hora de comprar pode fazer muita diferença para o meio ambiente e para o futuro do planeta. É necessário levar em conta bem mais do que o preço, a qualidade e a marca do produto.

O atual modelo de produção e consumo tem sido um dos principais vilões no processo de degradação ambiental, em que a população, motivada pelas propagandas comercias, adquire produtos desnecessários e intensifica a destruição da natureza.

Consumismo x Sustentabilidade
O consumismo entra em conflito com a sustentabilidade a partir do momento que se produz muito lixo que seria desnecessário, se comprar novos aparelhos eletrônicos e descartam-se os antigos e na maior parte das vezes em locais inapropriados causando sérios impactos ambientais.

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

  • Economize energia. ...
  • Economize papel. ...
  • Tenha um dia vegetariano. ...
  • Desligue a torneira. ...
  • Reduza o consumo de plástico.

Reciclar o lixo doméstico, poupar energia elétrica, optar por frutas, verduras e legumes orgânicos e praticar o upcycle com objetos desgastados e usados são outras formas de praticar o consumo sustentável.

Quando adotamos esse comportamento, contribuímos para o uso racional de recursos naturais. Além disso, minimizamos o desperdício, a poluição e os impactos negativos do consumo para o meio ambiente.

O Consumo Consciente é uma prática mais sustentável de possuir bens de consumo, visando o menor ou zero impacto na natureza. Mas é um tema amplo, que vai desde a reciclagem, priorização de recursos renováveis, matéria-prima responsável, até produção, distribuição e descarte correto dos resíduos.

Afinal, consumo sustentável não é apenas sobre adquirir “produtos verdes”, mas sim sobre repensar o consumo em si. Imagine, por exemplo, que você é uma consumidora assídua de sapatos. Mas para não prejudicar o meio ambiente, você compra apenas peças que tiveram uma produção sustentável.

7 dicas para evitar o consumismo e as compras por ansiedade

  1. Entenda o motivo por trás de cada compra. ...
  2. Controle seu orçamento. ...
  3. Foque nas suas metas financeiras. ...
  4. Adie as compras. ...
  5. Aposte no consumo colaborativo. ...
  6. Planeje suas compras. ...
  7. Separe o “ser” do “ter”

O consumismo é o ato de comprar algo que você de fato não precisa somente para mostrar status ou por influência de comerciais. Essa lógica consumista traz sérios problemas para o meio ambiente, porque quanto mais se consome, mais se produz e essa produção é feita a partir dos recursos naturais.

O conceito de Produção e Consumo Sustentáveis (PCS) é parte integrante da gestão ambiental, cuja aplicação poderá fazer com que as empresas reduzam seu consumo de matérias-primas, água e energia, minimizando a geração de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas e até aumentando sua produtividade, ...

Os principais empecilhos relacionados à implantação do desenvolvimento sustentável apontados neste trabalho são a questão da fragmentação do meio ambiente, o consumismo e a degradação ambiental, sendo que os mesmos estão atrelados ao modo de produção capitalista.

Limitar o consumo também é uma maneira de reduzir seu impacto. Evitar as compras feitas por impulso e desperdício de alimentos pode ajudar bastante o planeta, que clama por socorro. Menos é mais!

Praticar o consumo consciente é uma atitude cotidiana, simples e solidária, que pode gerar impacto positivo para a vida no planeta. Isso significa, por exemplo, evitar desperdício, preferir produtos de empresas ambientalmente responsáveis e economizar energia e água.

De acordo com o ambientalista, o nome “3 Rs” vem da abreviação das três medidas a serem adotadas pelas pessoas para a melhoria do meio ambiente: reduzir, reutilizar e reciclar. “Com esses três principais passos, com certeza, o nosso meio ambiente ficará mais preservado, pois a geração de lixo pela sociedade será menor.

Exemplos de sustentabilidade

  • Economia de água.
  • Consumo de produtos biodegradáveis.
  • Reciclagem de materiais.
  • Separação do lixo para coleta seletiva.
  • Utilizar transportes coletivos ou adotar a prática da carona solidária.

As ações sustentáveis são práticas que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva e que produzem como resultado uma preservação dos recursos ambientais, assim como remetem à preocupação econômica e social da sociedade na preservação do meio ambiente.

Consumo, em seu significado mais simples, é o ato de obter bens ou serviços por meio da compra, sendo necessária uma troca para isso acontecer. Essa “troca” acontece através do dinheiro. Traduzindo isso para o nosso cotidiano, o consumo envolve tudo: alimentação, higiene, energia, internet, serviços…

O problema da produção e do consumo realizados em bases não sustentáveis é simples de ser entendido: não podemos extrair mais recursos naturais do que a natureza é capaz de repor quando se trata de recursos renováveis e, não podemos extrair indefinidamente recursos finitos, não renováveis.

A sustentabilidade consiste em atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras, garantindo ao mesmo tempo um equilíbrio entre o crescimento econômico, o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar social.