Por que Redimi-la não tem acento?

Perguntado por: osalgueiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Alternativa e: redimí-la - grátis. Redimi-la (re-di-mi-la) não é acentuada, porque as palavras oxítonas (última sílaba tônica) que são acentuadas quando conjugadas com os pronomes -lo(s), -la(s) são as que terminam em vogal “a”, e neste caso, a palavra termina em “i”.

A acentuação tônica refere-se à intensidade em que são pronunciadas as sílabas das palavras. Aquela que é pronunciada de forma mais acentuada é a sílaba tônica. As demais, como são pronunciadas com menos intensidade, são denominadas de átonas.

Nas vogais tônicas “i” e “u”, por exemplo: íngreme. almíscar. líquen.

Nunca acentuamos graficamente as palavras paroxítonas terminadas em “o”: ovo, olho, novo, bolo, jogo, teto, sapato, palito... Assim sendo, COCO também se escreve sem acento gráfico. As palavras terminadas em “o” só recebem acento gráfico quando são oxítonas: avó, avô, jiló, gigolô, paletó...

A maioria dos hiatos não tem acentuação gráfica. São acentuadas apenas a vogal i e a vogal u tônicas que formam hiato com uma vogal da sílaba anterior, acompanhadas ou não da consoante s: cafeína (ca-fe-í-na); faísca (fa-ís-ca)

Amá-lo e ama-lo, devolvê-lo e devolve-lo, deixá-lo e deixa-lo são construções corretas, mas que se referem a formas verbais diferentes, que devem ser usadas em situações diferentes, apresentando pronuncias diferentes.

* No caso dos verbos monossilábicos terminados em “-ê”, tem-se que a terceira pessoa do plural termina em “-eem”, forma verbal que antes era acentuada, agora não leva acento.

Algumas formas verbais oxítonas são acentuadas quando conjugadas com pronomes oblíquos átonos em ênclise: abraçá-la, fazê-lo, perdê-la,...

A norma indica que o grafema i pode também funcionar como vogal, sem precisar de acento, quando forma sílaba com a consoante seguinte (l, m, n, r, e z) ou antes de nh. É este o motivo por que, por exemplo, Luís tem acento e juiz não.

Regras de acentuação básicas

  1. Oxítonas. São acentuadas as palavras oxítonas que terminam em: a(s): sofá, marajás, lá, pás; e(s): você, jacarés, fé, rés; ...
  2. Paroxítonas. São acentuadas as palavras paroxítonas que terminam em: i(s), u(s): táxi, lápis, bônus; ã(s), ão(s), um(uns): órfã, sótão, álbum; ...
  3. Proparoxítonas:

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

Juiz é uma palavra aguda, isto é, com acento tónico na última sílaba. Segundo a regra de acentuação, as palavras agudas não levam acento gráfico no i tónico, quando este não forma ditongo com o u anterior e está seguido de z em fim de sílaba.

Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

nada muda na acentuação dos verbos ter, vir e seus derivados. Eles continuam com o acento circunflexo no plural (eles têm, eles vêm) e, no caso dos derivados, com o acento agudo nas formas que possuem mais de uma sílaba no singular (ele detém, ele intervém).

Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes de uma mesma palavra. Difere-se do ditongo, em que as vogais permanecem na mesma sílaba. O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes.

6 - I e u dos hiatos
a) Não se acentuam o i nem o u, porém, se formarem sílaba com l, m, n, r e z (porque não estarão isolados na sílaba) ou forem seguidos de nh: Raul, Ataulfo, ruim, amendoim, Coimbra, caindo, Constituinte, oriundo, diurno, sairmos, atrairdes, poluir, juiz, raiz, bainha, campainha, moinho.

A palavra “prejuízos” recebe acento gráfico porque todas as proparoxítonas devem ser acentuadas.