Por que raspar a cabeça?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O couro cabeludo é uma região muito sensível do corpo, com muitas terminações nervosas e, por isso, deixá-la livre dos fios é uma forma de aumentar ainda mais a sensibilidade dessa área. E está aí mais uma das razões para raspar o cabelo: a sensação da água, ou do que mais você puder imaginar, tocando o couro cabeludo.

NÃO MANTER UMA FREQUÊNCIA ENTRE OS CORTES
Aparar sempre na mesma frequência ajuda na praticidade. Eu costumo raspar duas vezes na semana, sempre entre 3 e 4 dias. É o suficiente pra que meus cabelos que ainda tenho na cabeça cresçam o suficiente para serem raspados direto com a lâmina novamente.

Assim, durante a Segunda Guerra Mundial, se impôs definitivamente o barbear e o corte de cabelos, considerando a padronização da tropa, a higiene dos militares e, também, em razão da segurança destes, que podiam prender os cabelos em armas, causando acidentes até mesmo fatais.

Levítico 13:40 Quando os cabelos de um homem caírem, ele está calvo, todavia puro. Quando os cabelos de um homem caírem, ele está calvo, todavia puro. Quando a cabeça do homem se pelar, ele é calvo; contudo é limpo.

A Bíblia não diz que cortar o cabelo, ou deixá-lo comprido seja pecado. Paulo orientou a igreja em Coríntios, que as mulheres tivessem cabelos compridos (1 Coríntios 11:14-15). Caso uma mulher tivesse o cabelo curto, era aconselhável que cobrisse a cabeça (1 Coríntios 11:4-6).

Os fios de cabelo costumam crescer entre 1cm e 1,5cm por mês – assim, dependendo do ritmo do crescimento dos seus e de quão raspados você deseja que eles permaneçam, pode ser preciso passar a máquina mais de uma vez ao mês.

Não. Essa teoria assombra tanto as mulheres quanto os homens, mas não passa de um mito. Os fios tendem a ser mais grossos na base e mais finos na ponta. Quando a lâmina corta o cabelo, ele cresce com a mesma espessura em todo o seu comprimento.

O costume de raspar a cabeça vem dos tempos de Buda. Assim ele cancelou o sistema de castas dentro da Ordem. Também significa fim da vaidade, nem um cabelo para se preocupar.

O Baldify - Make yourself Bald tem a curiosa proposta mostrar como você ficaria totalmente sem cabelo. Basta encaixar o rosto em um molde e tirar uma foto. Ou, se preferir, usar uma imagem da galeria. Depois, é só escolher um dos vários tipos de carecas disponíveis.

Toda depilação realizada com a retirada dos pêlos pela raiz faz com que os pêlos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente. 11.

Nada consegue mudar a genética
O bulbo, a raiz do cabelo que está lá dentro da pele tem uma programação genética para produzir um tipo de cabelo que é o seu tipo de cabelo. Se ele é fino o fato de você passar medicamento não vai engrossar esse fio. É diferente de quem tem calvície.

De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.

Sobre os acessórios, o regulamento reforça a proibição de piercing nasal, de língua, labial, de face, na sobrancelha e na orelha. Há ainda limitação de um cordão no pescoço, desde que seja metálico ou em tecido.

Degradê O corte degradê é uma tendência que parece permanecer por muitos anos, afinal, ressurgiu em meados do ano passado com diversas versões e continua com toda a força no visual masculino. Ele pode ser inserido em diversos cortes de cabelo, principalmente o militar.

40 "Quando os cabelos de um homem caírem, ele está calvo, todavia puro. 41 Se lhe caírem os cabelos da frente da cabeça, ele está meio-calvo, porém puro.

Sinônimo de carecas

  1. Pessoa sem cabelo: 1 calvos, escalvados.
  2. Parte do couro cabeludo sem cabelo: 2 calvas.
  3. Estado de quem não tem cabelos: 3 alopecias, calvícies, acomias.
  4. Pneu gasto pelo uso: 4 gastos, alisados, carcomidos, comidos, consumidos, usados.
  5. Cansado de saber ou fazer algo: 5 cheios, fartos, cansados.

A maioria dos homens citados na Bíblia tinha barba, até mesmo Jesus. Embora as barbas não sejam necessárias para a salvação, é interessante notar que quase todos os homens mencionados na Bíblia tinham barba. Como vimos, não é de hoje que deixar a barba crescer vai e vem na moda!

Seus longos cabelos eram um “símbolo de sua separação para Deus” (Números 6:7 NLT). Isto foi verdade para Sansão durante toda a sua vida (Juízes 13:5) … isto é, até que Dalila o pegou (Juízes 16:17-19). Isso também foi verdade para Samuel (1 Sm 1:11).

A beleza verdadeira não é egocêntrica. A Bíblia diz em 1 Timóteo 2:9-10: “Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, com modéstia e sobriedade, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos, mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.”

14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? 15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. 16 Porém, se alguém quiser ser acontencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.