Por que Química é tão difícil?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Em Matemática, aprendemos a inserir números para resolver equações que funcionam sempre. Na Química, no entanto, aprendemos sobre regras que são “verdadeiras”, mas apenas se as condições X, Y e Z existirem. Vamos pegar as regras de solubilidade, por exemplo.

De acordo com MIRANDA (2000), a principal dificuldade dos alunos com relação ao Ensino da química é em decorrência dos conhecimentos, memorização de informações e fórmulas, abstração de conceitos, compreensão e interpretação de modelos teóricos que é uma construção gradativa intrínseca a cada ser humano (PACHECO E ...

A Física é uma ciência que aplica muitos conceitos de matemática, portanto, para conseguir resolver problemas em física é necessário dominar habilidades de matemática básica. Por isso, antes de começar a estudar física, você precisa treinar cálculos básicos, aqueles que você aprendeu lá no ensino fundamental.

A matemática continua sendo a maior dificuldade dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada de ensino. É que os alunos acertarem apenas 27% das questões dessa disciplina em pesquisa que avalia a educação no país e que alimenta os dados do Censo Escolar.

Em outras palavras, tudo aquilo que é físico ou material ao redor de nós, inclusive nós mesmos. Qualquer que seja a forma e origem, estando morto ou vivo, não existe nenhum material que não seja estudado pela Química.

Química: ensino médio. No ensino médio, o estudo da química está bem distribuído entre os três anos de estudo. No primeiro, você aprende sobre ligações químicas, estrutura atômica, funções inorgânicas e reações químicas, entre outros temas.

A disciplina de Química é extremamente permeada de cálculos e fórmulas tanto no nível básico quanto no nível superior. A química e seus fenômenos tem se tornado cada vez mais aprofundados e complexos, além disso cada vez mais se vale muito da matemática para diversos fins e entre eles está a modelagem matemática.

Conteúdos de Química para o Enem

  • Química Geral. Propriedades da matéria (densidade, pontos de fusão e ebulição); Fenômenos físicos e químicos. ...
  • Química Inorgânica. a) Funções inorgânicas. Ácidos. ...
  • Físico-Química. a) Soluções. Solubilidade do soluto no solvente. ...
  • Química Orgânica. a) Funções orgânicas. ...
  • Química Ambiental.

Neste trabalho observamos que os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem em Química e enumeramos cinco 5 categorias paras elas: I) ausência de base matemática, II) complexidade dos conteúdos, III) metodologia dos professores, IV) déficit de atenção e V) dificuldades de interpretação.

Agora, no terceiro ano, não dispõem mais das aulas de química, física, biologia, história, geografia, filosofia e sociologia. A carga horária de matemática e português também sofreu redução de 60% no último ano. Antes, eram cinco aulas por semana de cada uma delas. Hoje, são duas.

O histórico universitário de Jean e Gabriela ilustra uma realidade notória entre os estudantes do ensino superior: em geral, quem opta pelas ciências exatas é reprovado mais vezes que seus colegas das humanas. Um levantamento feito pela Universidade Federal do Paraná comprova essa discrepância.

O professor Eduardo Peres classificou três assuntos como os mais difíceis da área: leitura de gráficos de cinemática, movimento harmônico simples e eletromagnetismo.

Segundo o Fórum Mundial de Bolsas de Estudo, presente em mais de 140 países ao redor do mundo, um dos cursos mais difíceis em 2021, globalmente, foi a biologia, à frente da informática e até mesmo das engenharias civil e mecânica.

Como resultado verificou-se que a matéria que mais interessa ou preferida pelos alunos é a educação física, correspondendo a um percentual de 18,5%. Dentre os motivos que levam os alunos a ter preferência por essa matéria ressalta-se a afinidade que eles descreveram ter pela mesma (59%).

A primeira série do Ensino Médio é a série com o maior índice de reprovações e de evasão escolar, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Depende de Cada Pessoa, Isso Varia Da Opiniao de Cada um.. Pois Cada um Tem Mais Dificuldade em Uma.. No Meu Ponto De Vista, Fisica é Mais , Mas Outras Pessoas podem Ter Opinioes Diferentes :D.

Para quem fez Química, será o curso mais fácil. Para quem fez Física ou Matemática certamente não é. Dentre os três cursos, Química é o que tem a melhor empregabilidade e, se realmente fosse mais fácil, a escolha seria óbvia: os cursos de Química.

Em química não é necessário ser um mestre a matemática, mas a sua utilização não pode apresentar dificuldades. Em física a matemática é mais exigente. Estudar química e física no ensino médio, sem saber matemática básica, não vai lhe dar sustentação para aprender de forma racional essas matérias.

Dedicação mais intensa a conteúdos mais complexos durante à graduação também poderá ser necessário. Converse com professores de química de seu colégio ou cursinho e exponha seu problema; é possível que eles a ajudem a encontrar caminhos para resolver suas dúvidas.

Comece por qualquer livro de Química que tiver do 9º ano do Ensino Fundamental, chamado também de livro de Ciências. Isso vai ser importante para o seu aprendizado, já que os conteúdos são cumulativos. Comece por esse primeiro conteúdo e leia, faça exercícios.