Por que quem tem tatuagem não pode doar sangue?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

A realização de tatuagem ou de maquiagem definitiva impede a doação de sangue por 12 meses. Esse procedimento é relacionado a um risco maior de transmissão de alguns agentes infecciosos.

Quem tem tatuagem pode ser doador de órgãos? Sim. No entanto, o indivíduo não pode ter se tatuado nos últimos 12 meses, segundo determinação da Portaria do Ministério da Saúde, para fazer a doação de órgãos.

– Pacientes com tatuagens aplicadas recentemente devem evitar se submeter ao exame, pois isso pode causar borrões no desenho (caso ele tenha sido feito com pigmentos metálicos) e a pele pode estar irritada, dificultando a distinção entre uma lesão ou vermelhidão pré-existente daquela eventualmente causada durante o ...

Não se sabe exatamente qual o século, se XV, XVI OU XVII, mas nos mares do continente europeu, um navio pirata naufragou e todos piratas que tinham tatuagens em número par no corpo morreram, já todos piratas que tinham em número impar sobreviveram. Tatuagens em número par dão azar, acreditam os fiéis dessa lenda!

Sim, mas é recomendável um intervalo sem fumar de pelo menos 2 horas antes.

Um estudo realizado pela Universidade do Alabama, nos EUA, comprovou que o corpo reage melhor a cada novo desenho realizado na pele. Com a melhora das respostas imunológicas, o organismo fica menos vulnerável a novas infecções, evitando o surgimento de novas doenças.

De acordo com o estudo, o corpo reage melhor cada novo desenho feito na pele. Com a melhora das respostas imunológicas, o organismo todo fica menos suscetível a novas infecções, evitando o surgimento de novas doenças. Mas só vale para quem tem mais de uma tatuagem no corpo.

O pigmento se fixa nas células da derme, que é formada por tecido conjuntivo. Esse tecido faz com que a derme seja mais estável do que a epiderme. Assim, a tinta da tatua- gem permanece no lugar, sem se dispersar para outras partes do corpo. Essa “invasão” do corpo causada pelos pigmentos é bem difícil de se reverter.

Mulheres: Devido a menstruação, é indicado evitar que realizar tatuagens alguns dias antes e depois do período menstrual. Nesse período, é comum as mulheres ficarem mais sensíveis à dor.

Sim. Não há nenhum problema quanto a isso. A mulher pode doar sangue menstruada.

E no que diz respeito às tatuagens, salientou-se: “Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais, em razão de conteúdo que viole valores constitucionais”.

Estes profissionais têm regras especiais? A tatuagem na medicina ainda é uma área sem muita definição, em que a questão deve ser considerada estritamente entre o profissional e o empregador.

Não devem fazer tatuagem as pessoas com a imunidade comprometida porque têm maior risco de infecção; as com problemas de pele, já que têm maior probabilidade de sofrer reação alérgica; as que sofrem de valvulopatia (alteração nas válvulas cardíacas), e que já tiveram hepatite B e C”, diz a infectologista Heloísa ...

A realização de tatuagem ou de maquiagem definitiva impede a doação de sangue por 12 meses. Esse procedimento é relacionado a um risco maior de transmissão de alguns agentes infecciosos.

Decisão do STF
Por exemplo: um policial não pode ter tatuagens com algum símbolo que se refira a apologia ao crime. Outros exemplos de conteúdo impróprio que poderá resultar em desclassificação de concurso público são palavrões, símbolos que ofendem grupos, apologia ao crime, etc.

Saiba os riscos da tatuagem nos dedos
A pele do dedo é muito fina e isso dificulta a pigmentação do local, mesmo quando se usa a tinta preta. Por isso, as tatuagens nessa área tendem a ficar com o aspecto borrado ou, em alguns casos, até sumir completamente depois de um tempo.

Supremo decidiu que editais não podem impor restrições a pessoas com tatuagens, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais, como por exemplo, incitação à violência, ameaça a outra pessoa, discriminação, racismo, apologia a tortura e ao terrorismo.

Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.

R$ 585,81

A bolsa de sangue total custa R$ 585,81.