Por que que o cachorro gosta de dormir encostado no dono?

Perguntado por: abelem4 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Muita gente pensa que o motivo por que cachorro gosta de dormir encostado no dono é algum tipo de comportamento dominante ou possessivo. No entanto, a verdade é que esse hábito não passa de uma demonstração de afeto e carinho do animalzinho com relação ao seu tutor.

Nos casos em que o pet gosta de ficar o tempo todo ao lado do tutor, não é preciso se preocupar. Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.

O comportamento de seguir é natural para o cão. Isso porque ele é um animal gregário, que vive em grupo. O mais comum é que animais sociais andem todos juntos, como uma forma de minimizar a possibilidade de serem predados.

Um dos principais sinais de que o cachorro sente falta do dono é quando ele fica triste sem razão aparente. Basta você sair do lar, que o pet vai para algum canto, se isola nele e passa um bom tempo deitado e com uma expressão descontente, permanecendo assim até o seu regresso.

Cães veem os donos como se fossem seus pais – Qualittas Blog. Que fofura. E como você é o pai, claro, seu cachorro age como se fosse uma criança – mesmo se ele já estiver velhinho. Foi o que 22 cachorros mostraram numa pesquisa liderada pela veterinária Lisa Horn, da Universidade de Viena, na Áustria.

Além de ser uma forma de expressar seu amor, as lambidas no rosto dos humanos é uma forma dos pets demonstrarem uma atitude submissa para com seus tutores ou tutoras. Quando eles lambem seu rosto, eles estão demonstrando que fazem parte do seu grupo, marcando você como deles, assim como eles são seus.

O que significa quando o cachorro lambe muito o dono? Os cães podem lamber seus tutores por outras diversas razões, como pedir carinho, chamar a atenção, ou até mesmo se o tutor está transpirando bastante. Pois juntamente com o seu olfato aguçado, os cães têm papilas gustativas na língua que detectam sabores.

Estudos mostram que cães exploram mais na presença de alguém da confiança deles. Então ter um humano preferido aumenta muito a autoconfiança do cachorro", explica. Os sentimentos caninos são bem variados e também expressos de diferentes maneiras.

“A parte do corpo humano que produz mais odor é a íntima, para o cão, isso chama muito atenção. Então, na verdade, ele cheira as partes íntimas porque ele acha interessante”, completa a especialista.

Como saber se o cachorro está feliz? 5 sinais que você precisa observar

  • Ficar com a postura relaxada. Um primeiro sinal de cachorro feliz é ele estar com a postura relaxada. ...
  • Demonstrar confiança. Seu cachorro sente-se seguro ao seu lado? ...
  • Estar com um bom apetite. ...
  • Ficar perto. ...
  • Manter-se ativo.

Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor. Assim como para nós, a claridade pode atrapalhar a hora do descanso.

Dormir com bichinho faz muito bem para os tutores
Segundo estudo da University of Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, interagir com um bichinho faz com que o cérebro libere oxitocina, o hormônio do bem-estar. E isso pode ser vantajoso na hora do sono, ajudando o tutor a dormir melhor.

Eles entendem quando beijamos ou quando mandamos beijos para eles como um sinal positivo e ficam muito animados com isso.

Apesar dos cachorros serem ótimos leitores corporais e se comunicarem bastante conosco por gestos, eles podem, sim, aprender por associação o significado das palavras. Ou seja, eles são capazes de entender (e responder) ao seu nome!

Na verdade, esse problema trata-se de um transtorno que traz enormes prejuízos para a saúde mental e física do seu amigo. Se há muita dependência emocional com o tutor, pode ser desenvolvida uma depressão em cachorro, com sintomas como perda de apetite, isolamento, agressividade repentina e olhar triste.

Está claro para a ciência que o cachorro assiste TV e reconhece as formas representadas nela. Daí alguns pets latem quando veem outros cachorros e outros animais. Já em relação a como exatamente eles enxergam essas imagens, estudos sugerem que os cães registram as imagens mais rapidamente que seres humanos.

Os cães têm dois tipos de cones que captam tons azul-violeta e amarelo, diz Lara Sypniewski, DVM, professora de medicina de pequenos animais na Oklahoma State University. Isso significa que os cães enxergam de maneira semelhante aos humanos que são daltônicos vermelho-verde.