Por que que abóbora da Bicho?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

As abóboras costumam desenvolver-se em um clima quente, por isso passam de plantas a verduras comestíveis durante a época do verão. No entanto, este doce alimento, é susceptível ao aparecimento de insetos e bichos externos capazes de acabar com esta saborosa colheita em pouco tempo.

Controle: Fazer uso de inseticidas específicos, conforme recomendação do fabricante, que devem ser aplicados pela manhã ou à tarde, para não atrapalhar o inseto polinizador, e não pulverizar quando as folhas estiverem fechadas, além disso, deve-se prestar atenção a fitotoxicidade do produto.

Vocês viram as pragas mais importantes das cucurbitáceas, como as brocas, pulgões, mosca branca, tripes, mosca das frutas e vaquinhas.

O Carbaryl, a bifentrina ou a permetrina são alguns dos ingredientes que compõem os inseticidas especiais para acabar com as pragas das abóboras. Pode optar também por fazer inseticidas caseiros seguindo as dicas do nosso artigo. Siga as instruções dos produtos químicos que adquirir com muito cuidado.

Fungicidas de contato à base de enxofre podem ser eficientes para o controle. Todavia, os sistêmicos, como tebuconazol, tiofanato metílico, azoxistrobina, dentre outros são os mais eficazes.

Passe algodão umedecido em óleo de cozinha ou óleo de Neem. Se a área afetada for grande, borrife água com algumas gotas de detergente neutro. Se a planta tiver folhas grandes e duras, esfregue-as delicadamente com uma escovinha de dente molhada com detergente neutro e, depois, enxague bem.

Pés de abóbora precisam de muita água, mas não devem ser molhados excessivamente. Crie o hábito de molhá-las quando o solo parecer um pouco seco em vez de adicionar mais água ao solo úmido. Quando você regar a planta, utilize uma grande quantidade de água e deixe-a mergulhar profundamente no solo.

Plantas repelentes ou atrativas são boas opções. Repelentes naturais, comocitronela, hortelã e crisântemo, afastam as pragas da plantação. Plantas atrativas, como a capuchinha, podem ser úteis para chamar a atenção das pragas e evitar que elas ataquem o cultivo.

Quando e como Plantar Abóboras? Primeiramente, a plantação deve ser realizada entre março e maio, para que possa crescer durante os meses de maior calor. Após adquirir as sementes, deve efetuar covas na terra, com cerca de 30-40 centímetros de profundidade, nos locais pretendidos.

Duas dicas caseiras eficazes sobre como acabar com cupins e brocas em madeira envolvem soluções à base de vinagre e óleo de cravo. O vinagre deve ser aplicado puro em forma de jatos na madeira (especialmente nos buracos abertos pelo inseto). O produto mata os insetos e o cheiro forte os mantém afastados.

A maneira mais comum de combater insetos-pragas é com o uso de inseticidas. No caso da broca-do-colmo, os granulados são os mais eficientes, pois, além de controlarem o desenvolvimento das lagartas, não atrapalham outros inimigos naturais.

Tempo até a colheita
Geralmente, a cabotiá está pronta para ser colhida após 95 ou 100 dias do plantio. Outras abóboras demoram de 130 a 150 dias para amadurecer e as morangas, de 110 a 120 dias. É claro que isso depende dos fatores climáticos e da quantidade de água recebida.

150 dias

A colheita só irá acontecer de 120 a 150 dias, se estendendo de janeiro até março. “Temos o local ideal para o cultivo de abóboras: boa terra e muita água”, conta o produtor, que passou toda a sua vida na região.

Controle - Várias práticas cultu- rais podem ser recomendadas para o controle de populações de brocas de cucurbitáceas. Dentre elas, podem ser mencionadas a rotação de cultivos, a aração e a gradagem do solo.

Irrigação. Após a germinação das sementes, a abóbora deve ser irrigada a cada três dias. Contudo, é importante não exagerar na hora de regar a planta, já que o excesso de água pode prejudicá-la. O ideal é molhar o vegetal somente até a terra ficar úmida.