Por que que a videira chora?

Perguntado por: esales3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Esse nome curioso representa o líquido adocicado que sai da planta ao cortar os ramos. Isso acontece quando as raízes estão ativas e absorvendo água do solo e, como ainda não há folhas para retê-la, é eliminada ao cortar os ramos. Ressaltamos que esse é um processo natural e não prejudicial ao plantio.

Cerca de 30 dias após a fase do choro, dependendo das condições climáticas do solo e das substâncias retidas pelas raízes a videira começa a brotar, dando origem aos brotos e às primeiras folhas. Daí o nome: Brotação.

Neste período a videira está na fase de repouso vegetativo, em estado de dormência. Em palavras simples, ela está descansando. Esse processo de hibernação inicia no outono, quando a planta tem suas folhas amareladas e as dispensa aos poucos (foto). Se ela mantivesse suas folhas, não resistiria às baixas temperaturas.

O que devo fazer? Para garantir a longevidade e equilíbrio da videira, várias práticas de manejo são importantes, com destaque para a adubação e a poda de produção. A parreira não é muito exigente em nutrientes, logo é suficiente a adição de adubo orgânico de boa qualidade (composto orgânico) duas vezes por ano.

Nos meses de clima mais frio, como o outono e o inverno, ocorre a importante fase de dormência da videira. A primeira fase entre os ciclos da uva, a dormência ocorre durante uma parte do outono e ao longo de todo o inverno.

Videira: Planta dos Deuses
Como eu disse anteriormente o tipo de espécie da videira planta, mais utilizado na produção de vinhos finos é a Vitis Vinifera, isso porque é essa tipologia que produz uvas com mais açúcar e taninos.

Os produtores estão cada vez mais preocupados com a qualidade, investindo em novas tecnologias, em novas espécies. O que mais chama a atenção é que, por causa do clima quente e seco, as videiras produzem uva até três vezes por ano.

Os ramos necessitarão dessa poda para produzirem uvas saborosas e próprias para o consumo e para a produção de vinhos. E essa videira é composta de tronco e de ramos. O tronco é o responsável por alimentar os ramos.

Em condições favoráveis, as raízes da videira podem penetrar 20 m. Entretanto, a maioria delas se encontra nos primeiros 50 cm do solo.

A recomendação de Jesus é clara: “Eu sou a videira e vós os ramos, aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).

Essa dupla poda nada mais é do que desviar a produção da videira para o inverno, para esse momento onde há menos chuva e se consegue obter sanidade maior, além de um período de maturação mais prolongado. São programadas duas podas. Uma primeira dos galhos da videira em setembro que é a poda de formação.

Dentre as pragas que atacam a videira nesta região, destacam-se: o ácaro-branco, o ácaro-rajado, a broca-dos-ramos, a mosca-branca, lagartas das folhas, a mosca-das-frutas, os tripes, a traça-dos-cachos e as cochonilhas.

Como todas as plantas, o ciclo de vida da videira ocorre regularmente a cada ano. As condições climáticas de cada estação são as responsáveis por ditar o tempo de cada ciclo, sendo um de produção (primavera e verão) e outro de descanso (outono e inverno).

Explicação: Por que ela não conseguia pega - los pois era alto de mais a ela, mas não queria assumir que não conseguia pegar porque ela era orgulhosa de mais pra isso!

Todo ano, após a poda produção, deve ser feito uma adubação de produção, ou seja, é preciso dar nutrientes para que a videira produza mais cachos. Essa adubação deve ser feita utilizando-se o NPK granulado formulação 20-05-20 no pé da planta.

Segundo esses autores, a estratificação (3 a 5 °C) por intervalos de 60 a 90 dias é o método mais utilizado para a quebra de dormência da semente da uva. Porém, esse tratamento raramente promove a germinação de todas as sementes, ficando a média em torno de 50% (Ellis et al., 1983).

Na adubação de pré-plantio normalmente são aplicados fertilizantes contendo fósforo (P), potássio (K) e boro (B). Esses nutrientes devem ser aplicados, preferencialmente, em toda superfície do solo antes do plantio das mudas de videiras.

No livro de João, o Salvador usou a videira como metáfora para explicar a natureza de Seu relacionamento com aqueles que seriam Seus discípulos. Antes de ir ao Getsêmani, o Salvador ensinou aos Apóstolos como deveriam viver se quisessem continuar a ser Seus discípulos.

As cultivares de videira Chardonnay, Merlot e Cabernet são as mais utilizadas para a produção de vinhos no Rio Grande do Sul e de acordo com ANZANELLO et al. (2010), necessitam de 150, 300 e 400 horas de frio, respectivamente, para superar a dormência.

Dicas importantes
Além de saber como plantar pé de uva, há outras informações essenciais para desfrutar de uma boa colheita. A iluminação, por exemplo, influencia o florescimento e a qualidade dos frutos. A videira precisa receber de seis a oito horas de luz solar por dia, por isso o ideal é cultivá-la a sol pleno.