Por que que a vaca é sagrada na Índia?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

A tradição indiana surgiu com base no hinduísmo, no país acredita-se que a vaca é a representação de fertilidade e espiritualidade, sendo essencial para manter a vida humana.

No país, de maioria hindu, o vegetarianismo é generalizado. A vaca é um animal sagrado no hinduísmo, seguido por 80% dos 1,3 bilhão de indianos. Além disso, há restrições ao abate de gado na maioria dos estados. Os búfalos, porém, geralmente estão de fora das limitações.

Os hindus consideram as vacas sagradas e o abate de vacas foi proibido em quase todos os Estados indianos. Mas a guerra contra a carne bovina vem se intensificando desde que o governo nacionalista do primeiro-ministro Narendra Modi chegou ao poder em 2014.

Brahma

Brahma é o Deus supremo do hinduísmo, criador do universo. Brahma, na religião hindu, também tem atribuído sobre si a criação dos demais deuses e do conhecimento. No hinduísmo, Brahma é a entidade principal da Trimúrti, trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva.

É como animal doméstico que se acha mencionada a vaca nos dias de Jacó, na Palestina, e nos de Faraó, no Egito (Gn 32.15 – 41.1 a 4). Na terra de Canaã tinham os israelitas numerosas vacas (Dt 7.13 – 28.4). Uma vaca e o seu bezerro não deviam ser mortos no mesmo dia (Lv 22.28 – cf.

Contudo, uma característica muito marcante da alimentação na Índia é que eles consomem muitos lácteos (leite, iogurtes, manteiga, ghee…).

Índia. O churrasco indiano se chama tandoor, inclusive, esse também é o nome do forno utilizado para assar as carnes. O mais tradicional é o tandoori, espeto de frango temperado com especiarias características da região, que é servido com o pão naan e pedaços de abacaxi.

A vaca é um animal sagrado para o hinduísmo, religião de 80% da população da Índia. Seus adeptos acreditam que o bicho encarna valores como o altruísmo e a não-violência. Afinal, a vaca dá muito de si, como o leite e o couro. Em troca, recebe muito pouco: capim e água.

vaca

Desde objetos, cores ou até mesmo animais, nada escapa das superstições. Em determinadas religiões, a vaca é um animal sagrado. Em outras, quem comanda são os ratos. Na Amazônia, as comunidades tradicionais também possuem suas visões e valores simbólicos para a fauna da região.

tigres

Além de serem vistos como a ligação entre homem, terra e o reino animal, os tigres são o símbolo nacional da Índia por representarem a vitória sobre qualquer força negativa.

A tradição nasceu na religião Hindu, onde os deuses usam os animais como veículo, meio de transporte. É o caso da vaca de Shiva, conhecida como Nandi. Além de carregar Shiva, o bovino, teria o papel de controlar os impulsos do Deus apontado pela religião como o ente responsável pela renovação.

Alguns jainas ortodoxos usam máscaras no dia a dia, a fim de evitar que engulam sem querer algum inseto. Por fim, os muçulmanos, que perfazem 13% da população da Índia, não comem carne de porco. Grandes cadeias, como o McDonalds, adaptaram-se ao mercado indiano.

Claramente, a maioria dos indianos consome carne de alguma forma - principalmente de frango e de carneiro -, regularmente ou ocasionalmente, e consumir comida vegetariana não é algo praticado pela maioria.

O tigre branco está entre os quatro animais sagrados que dividem a esfera celeste, segundo os chineses. São eles: o tigre branco, a tartaruga negra, o dragão verde e a fênix.

Os Vedas, que são quatro livros, são os livros sagrados dos hindus.

Algumas das divindades mais importantes são Brahma, que representa a força criadora do Universo; Ganesha, deus da sabedoria e da sorte; Matsya, que salvou a espécie humana da destruição; Sarasvati, deusa das artes e da música; Shiva, deus supremo, criador da Ioga; e Vishnu, responsável pela manutenção do universo.