Por que que a gente tem que sofrer tanto?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

A dor, ou o sofrimento (seja físico, psicológico ou emocional) existem para que possas estar bem. Então, o sofrimento é necessário à vida. Por isso é que sofremos e não podemos evitar sofrer. Simplesmente o teu ser não o sabe fazer, pois se soubesse, isso poderia colocar a tua sobrevivência em causa.

O sofrimento pode ter sido enviado por Deus não como uma punição, mas apenas e tão somente como uma lição que Ele entende necessário que passemos em nossa existência terrena. Nunca sabemos os infinitos desdobramentos que cada situação pode causar, por isso jamais devemos julga-Lo ou acusá-Lo de injusto.

"Coisas ruins não acontecem apenas para pessoas boas. A sensação de que só os bons sofrem, não é real. Os maus sofrem tanto quanto os bons. A diferença é que conhecemos infinitamente mais gente do bem."

Porque não vivemos mais no Éden. A única forma de uma pessoa justa não sofrer é viver com outras pessoas justas; mas, como vivemos em um mundo em que é mais “legal” ser injusto, estamos todos fadados ao sofrimento. É por isso que muitos concluem que não vale a pena ser justo. Afinal, vão sofrer mesmo assim...

Dor com propósito é sacrifício que vale a pena, pois traz consolo ao coração e, em vez de traumas, traz marcas de vitória. Gálatas 5.17: “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.”

Ap21; 4 não haverá mais morte nem dor, nem lágrimas e nem ranger de dentes. Sabemos da existência da depressão e opressão que provem de um problema físico, mas diz o evangelho sobre a depressão e opressão, chamada doença da alma, ou dor da alma, essa somente curada com o poder da oração; Atos 10; 38.

Salmos 34:19", esse pequeno trecho extraído do livro de Salmos, mostra que devemos permanecer justos, ou pelo menos lutando pela justiça, devemos permanecer fortes, honestos, dignos, porque, uma vez que demonstramos justiça, o Senhor nos livra de todas as aflições.

Deus concede paz
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Quando você pede ajuda a Deus, ele dá paz. Basta pedir.

A bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores.

Coisas ruins acontecem com todos nós, mas os sortudos são capazes de dar a volta por cima. Eles aprendem com essas experiências ruins e seguem adiante. Já os azarados se deixam derrubar pela menor das coisas negativas. E se convencem de que o futuro será sombrio e de que não há sentido em tentar.

Mario Sergio Cortella - 'Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe' - CBN. Machado de Assis conseguiu captar perfeitamente essa ideia em suas obras.

A dor da alma tem como causas situações conhecidas ou desconhecidas do sujeito, que se concretizam em sentimentos e emoções penosas e, muitas vezes, sem descrição possível. O medo, a angústia, a tristeza, a insegurança e a desesperança são paralisantes e tornam-se companhia constante da pessoa.

Mesmo que não desejado, o sofrimento pode trazer grandes ensinamentos, despertando nas pessoas a perseverança, a experiência em lidar com determinadas situações, a capacidade de superar conflitos e dores, e a resiliência (habilidade de se adaptar aos problemas que surgem na vida).

Sofrer por amor é uma consequência da dependência emocional: quando o indivíduo projeta suas expectativas e deixa toda a sua felicidade atrelada ao outro, acaba se tornando dependente da pessoa amada para ser feliz.

Psicólogos sugerem que o paracetamol seja usado para aliviar a dor oriunda da rejeição emocional.

5 métodos para controlar a dor com a mente

  1. 1 - Atenção plena. "Esta técnica envolve basicamente focar no presente, sem julgamento", diz o neurocientista Sara Lazar, Massachusetts General Hospital. ...
  2. 2 - A respiração profunda.
  3. 3 - Meditação e visualização. ...
  4. 4 - Concentração e positividade. ...
  5. 5 - Gerar a resposta de relaxamento.

Superação – A perde de um filho é a maior dor emocional que o ser humano pode enfrentar. Além dela, traição, difamação, queda financeira ou ser vítima de violência estão entre as piores dores a serem esquecidas. Todas elas têm tratamento, mas este varia de acordo com a gravidade do trauma e a personalidade da pessoa.

Ele é onipotente, com todo poder para controlar nossa vida, livrar-nos de dores, evitar todos os acidentes, conduzir em segurança todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, poupar-nos de trabalho penoso, esforços, doenças e mesmo a morte, se Ele assim desejar.

Para ele, a origem do mal só se coloca porque há evolução: “O mal é o princípio da destruição de um ser, da sua identidade, biológica, física ou moral, da sua quididade ou essência”.

Em primeiro lugar, Jó sofre por causa de uma concepção ideo- lógica equivocada sobre Deus (Jó sofre psicologicamente). Na época em que o livro foi redigido o povo de Israel estava realizando uma grande mudança política.

Naturalmente, a dor é uma condição necessária para nossa sobrevivência, pois nos protege de situações prejudiciais, nos faz procurar por ajuda especializada e sensibiliza partes danificadas do corpo enquanto a reparação tecidual está ocorrendo.