Por que quase 2 3 dos brasileiros nunca poderão ver a Via Láctea?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Poluição luminosa do Brasil é maior do que a de toda a União Europeia junta. Mais de um terço da população mundial não consegue ver a Via Láctea do local onde moram. A informação foi divulgada em um novo atlas global da poluição luminosa publicado no jornal científico Science Advances.

Quem já teve a oportunidade de olhar para o céu bem escuro fora das cidades deve ter visto uma faixa iluminada no céu. Essa faixa deu origem ao nome Via Láctea, que vem do latim e quer dizer “caminho leitoso”, segundo os antigos romanos. Ela mostra a nossa galáxia sob o nosso ponto de vista, já que estamos dentro dela.

Quantos anos luz para sair da Via Láctea?

Via Láctea
Estrada de Santiago, Caminho de Santiago
Diâmetro do disco~ 100 000 anos-luz
Espessura do discoentre 1 000 e 3 000 anos-luz
Distância do Sol ao centro galáctico~ 26 000 anos-luz

O Sagittarius A* está posicionado no baricentro da Via Láctea, ou seja, no ponto ao redor do qual todo o restante da galáxia orbita — inclusive o Sistema Solar.

No centro da Via Láctea existe um buraco negro supermassivo denominado Sagitário A*. A primeira imagem dele foi divulgada em 12 de maio de 2022.

Existem galáxias espirais, galáxias anãs, entre outros tipos variados.

Como ver o braço da Via Láctea?

  1. Como a Via Láctea aparece no céu do sul, vá para a parte sul da cidade. Assim, a iluminação artificial não atrapalhará sua visão da Via Láctea.
  2. Alguns excelentes lugares para se ver a Via Láctea: reservas naturais, montanhas, desertos e áreas não habitadas.

Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes.

A maior vizinha da Via Láctea, a galáxia de Andrômeda, está vindo na nossa direção a uma velocidade de 300 km/s. Em aproximadamente 4,5 bilhões de anos, ela estará aqui pertinho e colidirá com a Via Láctea.

4,603 × 10^9 anos

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

A equipe investigou a VY Canis Majoris, considerada a maior estrela da Via Láctea. Para ter uma ideia, essa hipergigante vermelha tem entre 10 e 15 mil unidades astronômicas (com 1 UA sendo a distância média entre a Terra e o Sol).

EDWIN HUBBLE E A DESCOBERTA DAS GALÁXIAS.

Dos 2.034 sistemas estelares, que estão a no máximo 326 anos-luz de distância, 1.715 estão ou já passaram pela região em que podem nos ver e outros 319 sistemas ainda serão adicionados ao grupo nos próximos cinco mil anos.

Atualmente, o Sol ocupa uma posição na periferia da Via Láctea, conhecida como Braço de Orion, distante cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico.

M83

M83 é uma galáxia espiral das mais bonitas. Ela foi descoberta em 1752 pelo astrônomo Nicolas Louis de Lacaille no Cabo da Boa Esperança (hoje Cidade do Cabo), na África do Sul. Charles Messier tomou conhecimento dessa galáxia algum tempo depois e a incluiu no seu famoso catálogo com o nome de M83.

Se observarmos o céu em uma área com pouca luz, nuvens e poluição, é possível visualizar uma faixa esbranquiçada composta por milhões de estrelas. Essa faixa de estrelas é a parte visível da Via Láctea. Graças ao seu aspecto esbranquiçado, ela foi batizada como “estrada de leite” ou “via láctea” pelos romanos.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.