Por que quando estamos quase dormindo tomamos um susto?

Perguntado por: fguimaraes . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 13 votos

Outra teoria envolvendo confusão cerebral e relaxamento dita que, quando o corpo entra em relaxamento profundo, mas a mente continua ativa, o cérebro emite um alerta para o corpo reagir. É daí que surge a sensação de queda, ocasionando um susto que muitas vezes é acompanhado de batimentos cardíacos acelerados.

A fisiológica é o tipo de espasmo que acontece durante o sono em pessoas saudáveis, é considerada benigna, sendo chamada de mioclonia noturna. Raramente precisa de tratamento e não costuma ser causa de preocupação, pois está relacionada a atividades normais do organismo.

A experiência, conhecida como espasmo hípnico, revela o conflito que se passa em nosso cérebro quando “desligamos” para dormir. Durante o sono, nossos corpos estão paralisados e ficamos indiferentes aos eventos no exterior. O controle de nossos músculos, por sua vez, não é desligado tão facilmente assim.

A ansiedade noturna é um termo usado para descrever um tipo de ansiedade que afeta especificamente o sono. Ela se manifesta como uma sensação intensa de preocupação e inquietação que ocorre principalmente durante a noite, tornando difícil adormecer e mantendo um sono tranquilo.

Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica. Nesses casos, pode ser necessária a intervenção por meio de medicamentos e fisioterapia”, explica a Dra.

Entenda o motivo de acordar com o coração acelerado
Essa arritmia cardíaca (ou frequência cardíaca acelerada), causada pela dificuldade para respirar, pode ser um dos sintomas de distúrbios do sono. Ao sentir a falta de ar, o paciente apneico pode, também, ter a sensação de dor no peito.

“Quando a pessoa está muito cansada, estressada ou quando faz alguma atividade muscular extenuante, como uma maratona, por exemplo, é comum ter espasmos musculares que podem durar de segundos a minutos nos membros que podem levar à dor”, afirma.

A isso chamamos Sonhos Lúcidos e é um pouco do que vamos ver a seguir. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Uma hipótese é que uma falta de sincronia entre mudanças na atividade cerebral e a atonia muscular na fase REM do sono seja o mecanismo responsável pela paralisia temporária. Mas, acredita-se que se trata de um fenômeno multifatorial. Já foram investigadas associações da paralisia do sono com: Uso de substâncias.

ACORDAR ÀS 3H DA MANHÃ SIGNIFICADO:
É por volta das 3h da manhã que a temperatura central do corpo começa a subir; O sono passa a diminuir, já que a secreção de melatonina (o hormônio do sono) atingiu o pico; Os níveis de cortisol (hormônio do estresse) aumentam (para preparar o corpo para o amanhecer do dia.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Mesmo quando estamos dormindo a possibilidade existe! O ataque de pânico noturno tem a mesma duração dos ataques diurnos e apresenta sintomas físicos semelhantes: palpitações cardíacas, suor excessivo, sensação de sufocamento… E, claro, o medo.

Os principais sintomas de um espasmo muscular incluem tipicamente dor aguda nas costas ou no pescoço, dependendo do local da lesão ou da condição subjacente, acompanhada por uma sensação de aperto muscular intenso, que pode ocorrer em “ciclos” que duram de alguns segundos a vários minutos.

Realização de exercícios moderados de alongamento; Utilização de compressa quente para ativar a circulação sanguínea na região; Realização de automassagem em movimentos circulares e leves para diminuir as dores na região.

Existem algumas maneiras de não se deixar levar pela ansiedade e ter um sono tranquilo –veja abaixo como vencer esse duelo e relaxar no final do dia.

  1. Exponha a ansiedade. ...
  2. Visualize coisas boas. ...
  3. Relaxe o corpo todo. ...
  4. Aceite a incerteza. ...
  5. Escreva os problemas. ...
  6. Leia um pouco.

"A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela. “Mas, para alguém que tem ansiedade, é difícil deixar esse local de hiper-excitação. Então o corpo dele está lutando contra esse ritmo circadiano. ”

Durante o sono são produzidas substâncias como anticorpos e citocinas, fundamentais na proteção contra infecções por vírus e bactérias. O nível de citocinas aumenta durante a noite, portanto dormir mal tem relação direta com a nossa capacidade de combatê-las.

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.