Por que Preto Velho fala Adorei as almas?

Perguntado por: lpadilha . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Adorei as Almas? Muitos costumam saldar a linha dos pretos velhos dessa forma, mas o quê isso quer dizer? Na verdade, o termo correto seria Adorê as Almas. Um termo francês utilizado pela maioria dos europeus que significa deixar dourado ou deixar brilhando.

Ao contrário, nos ensinou que é preciso esquecer a própria dor, deixar de olhar o umbigo e aprender a servir, ajudar, ser útil. Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força.

Os Pretos e Pretas Velhas, na Umbanda, são entidades elevadas que se apresentam como anciãos negros conhecedores profundos da magia Divina, da manipulação de ervas. São excelente mandingueiros, mestres dos elementos da natureza, os quais utilizam em seus benzimentos e trabalhos espirituais.

Adore vem do verbo adorar. O mesmo que: cultue, venere, ame, apaixone, goste, queira, reverencie.

Concedam-me meus bondosos pretos-velhos a graça de (pede-se a graça que deseja alcançar) através da vossa intercessão junto a Santa Virgem Maria, santíssima mãe de Deus e de todos nós.

Proteção de um Preto-Velho
Fazei com que o Preto-Velho - ou Preta-Velha - (diga o nome), me abençoe e proteja sempre. Auxilia-me nas minhas necessidades e, nas horas de desespero, amparai-me. Não permita que meu coração seja um baú de mágoas e dores.

Num dialeto próprio, os pretos-velhos se comunicam num tom gutural com os que o procuram, com palavras que lembram antigos moradores da zona rural, sendo por vezes necessário alguém para interpretar suas palavras.

Pegue uma vela palito branca, um galhinho de arruda, guiné e alecrim, um copo de água mineral, uma xícara de café. Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café. Faça a oração abaixo.

A Linha das Almas é uma linha de entidades a serviço da Umbanda que quando evocada pelo dirigente da gira vem ao terreiro para recolher as almas que já apresentam as condições mínimas para serem encaminhadas para planos superiores do mundo espiritual.

A data também marca a abolição da escravatura, quando, em 1888, o sistema escravocrata foi legalmente anulado, após mais de três séculos de exploração e genocídio da população negra trazida de África para ser escravizada no Brasil.

A alma é o elo entre o corpo e o espírito.
Está ligada à parte física da vida e à parte que não é física. O espírito é a parte que tem comunhão com Deus e a alma é a parte que torna essa experiência pessoal, individual. A alma interpreta e aplica a comunhão com Deus na vida física diária.

Dois Orixás, Nanã Buruquê e Obaluaê, e as Entidades chamadas de Pretos Velhos, são aqueles que melhor representam o Arquétipo do Velho. A própria manifestação corporal de tais energias nos rituais de Umbanda traz, de modo inequívoco, símbolos ligados à velhice.

No passado, era comum colocar uma cruz na estrada sempre que alguém morria no local, marcando assim aonde as pessoas deveriam fazer suas preces ao falecido. Até hoje encontra-se em cidades do interior do Brasil, sobretudo no Nordeste, esta tradição de eternizar a perda e marcar o local da morte.

O Preto-velho é uma das linhas de trabalho mais poderosas da Umbanda. São espíritos que representam generosidade, amor, humildade e se apresentam sob a imagem de idosos africanos que foram escravizados e morreram de velhice.

A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo.

adorável adj
Eu achei que a apresentação das crianças foi adorável.

adore [adored|adored] {verbo}
adorar [adorando|adorado] {v.}

Significado de Adorar
verbo transitivo direto e intransitivo Render ou prestar culto a; idolatrar uma divindade; cultuar: adorava as santas; preferia adorar na igreja.

A gira de Pretos Velhos remete às narrativas que sustentam o entendimento sobre o que foi a vida destes no cativeiro e, como médiuns, a partir da incorporação, atualizam os significados por meio de rituais religiosos.

Geralmente são guias recebidas durante o processo de iniciação do Orixá e tem a função de auxiliar a conexão do médium com as Entidades, bem como protege-lo durante os trabalhos.

Continuar lendo Porque o preto é preto?