Por que prednisona engorda?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr. Phillip.

Efeitos do corticoide: aumento de peso
Em grandes quantidades, isso aumenta a retenção de líquidos, resultando no aumento do peso. Além disso, o medicamento pode causar aumento do apetite, afetando também o metabolismo e como o organismo deposita a gordura.

Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre.

Isso pois alguns chegam a ganhar 20kg durante o tratamento.

A prednisona, um tipo de cortisona, tem forte efeito anti-inflamatório e é utilizada contra artrite. Drogas com efeitos hormonais, como antipsicóticos e esteroides e anticonvulsivantes também causam ganho de peso.

O que acontece se tomar prednisona à noite? O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.

Irregularidades menstruais; desenvolvimento de estado cushingoide; supressão do crescimento fetal ou infantil; insuficiência suprarrenal ou hipofisária secundária, principalmente em casos de estresse (cirurgias, trauma ou doença); redução da tolerância aos carboidratos; manifestação de diabetes mellitus latente; ...

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo

  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Descanse as pernas. ...
  3. 3 Pratique atividades físicas. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

Uso oral – Doses
com alimento. se o produto for prescrito em dose única diária, procurar tomá-la antes das 9 horas da manhã. para pacientes que necessitem de tratamentos prolongados.

Tratamentos desse tipo não costumam ultrapassar os 10 dias de medicação. Em emergências, alguns médicos receitam o corticoide para aliviar sintomas rapidamente. Mas é essencial que a paciente procure um profissional após isso, com o objetivo de identificar o porquê da irritação na pele”.

(75) observaram que os corticóides protegiam o coração contra a depressão miocárdica provocada pela isquemia, estabilizando a membrana dos lisossomas, com conseqüente diminuição da autólise celular, proporcionando o aumento de células miocárdicas viáveis.

Distensão abdominal; diarreia ou constipação; náuseas; vômitos; perda do apetite (que pode resultar em perda de peso), irritação do estômago. Hidroeletrolíticas: Retenção de sódio; retenção de líquido; insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis; alcalose hipocalêmica e aumento da pressão arterial.

Resposta: Prednisona é corticosteroide farmacologicamente inerte que requer biotransformação hepática para produzir prednisolona, sua forma terapeuticamente ativa;(Klasco, 2012) dessa forma, administrando-se um ou outro fármaco, a ação farmacológica será exercida pela prednisolona.

Como se usa
doses em termos de prednisolona. 2,5 a 15 mg, 2 a 4 vezes por dia. 0,14 a 2 mg por kg de peso corporal por dia ou 4 a 6 mg por metro quadrado de superfície corporal por dia, em doses divididas.

A diminuição rápida ou a retirada abrupta da corticoterapia prolongada ou em altas doses pode causar três problemas: insuficiência adrenal secundária (supressão do eixo HHA), síndrome de retirada ou deprivação dos corticóides e reativação da doença de base para a qual eles foram introduzidos5,18-20.