Por que precisamos namorar?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Valorize-a mesmo, pois além de trazer afeto e alegria ao seu dia a dia. Estudos comprovam que namorar faz bem a saúde, prevenindo doenças e ajudando a recuperação de outras. Amar alguém, ou até mesmo a sensação de se sentir apaixonado traz inúmeros benefícios, não só psicológicos, mas também físicos.

É normal ou está difícil mesmo? No atual momento em que vivemos – em um contexto de pandemia e isolamento social – três anos sem namorar é absolutamente normal e não deve gerar nenhum tipo de preocupação.

Trauma emocional. Pessoas que tiveram péssimas experiências em relacionamentos anteriores (traições, possessividade, ciúmes...) tendem a evitar repetir a dose por acreditarem que qualquer novo envolvimento terá o mesmo fim! Esse trauma pode assombrar os solteirões(onas) por ser algo muito difícil de se recuperar.

A principal diferença dessas duas formas de relacionamento é a liberdade que o ficar representa em relação ao namoro, mas isso não deve ser visto como algo ruim. Quando você está ficando com alguém, pelo fato de não ter compromisso, a fidelidade a uma única pessoa é algo que não existe.

Identificando um pré-namoro
Para que haja um pré-namoro, é necessário que as duas pessoas se sintam apaixonadas uma pela outra e declarem essa paixão. Mas, em vez de iniciar, imediatamente, um namoro, o casal faz um acordo e espera para adentrar em um “nível” maior de diálogo e convívio.

De acordo com diversas pesquisas, namorar leva a menos despesas do que estar solteiro. No entanto, para Guilherme Baia, planejador financeiro, isso é muito relativo, porque depende do local em que se vive e do estilo que se tem.

É totalmente normal ter vontade de namorar. Isso acontece porque temos uma necessidade de relacionamento humano íntimo com o sexo oposto. Então, se esse pensamento surge em sua cabeça, você pode ficar muito tranquilo para entendê-lo. Não precisa se condenar, nem se achar uma pessoa estranha.

As vantagens e desvantagens

  • Namoro. Vantagens: - Dar e receber carinhos, beijos de quem realmente você gosta. ...
  • Desvantagens: - Aturar as cenas de ciúme do parceiro. ...
  • Ficar. Vantagens: ...
  • Desvantagens: - Ir sozinha no cinema ou em festas em que só há casais de namorados.

É perfeitamente normal que você não queira relações com pessoas do sexo oposto. A sexualidade é bem fluida e sempre é possível que haja atração por outro grupo de pessoas (ou até que não tenha atração por ninguém, o que também é normal). Fique tranquilo.

Idade exata para se iniciar um relacionamento não existe. O ideal é que, no próprio contexto familiar, se aprenda a respeitar o outro, a tolerar as diferenças, a valorizar a vida e as pessoas” , diz ela.

Sim, desde que você esteja se sentindo bem. Ninguém tem a obrigação de namorar.

Então fizemos uma lista de coisas que você pode fazer enquanto estiver solteira.

  1. Viaje! Vai pro mundo, menina! ...
  2. Marque encontros com as amigas. Ative a sua lista de amigas e faça uma girl's night! ...
  3. Curta (muito) a sua família. ...
  4. Se cuide. ...
  5. Matricular-se num curso. ...
  6. Vá a um café sozinha.

Reflita se está disposto a ser exclusivo de alguém.
Se você gosta da pessoa com quem está a ponto de não conseguir imaginá-la com outro namorado ou namorada, por exemplo, pode ser que esteja pronto para algo sério. Essa vontade de ter "exclusividade" é um bom indicador do início de um romance.

A exclusividade significa que nenhuma das partes vai sair com outra pessoa, mas ainda falta definir como será o relacionamento entre vocês. O tempo de duração da fase costuma ser de alguns meses, mas pode chegar a um ano, dependendo do que vocês procuram.

As fases de um relacionamento

  • Paixão. A paixão é a fase do encantamento de um casal. ...
  • Amor. O amor é a fase onde a visão do parceiro mostra-se real e não idealizada como na paixão. ...
  • Conflitos. ...
  • Rotina. ...
  • Maturidade emocional.

Não, beijar na boca não é pecado se isso não levar a outros atos que são errados. Cada pessoa dentro do relacionamento deve conhecer e estabelecer seus limites. Um beijo dado sem segundas intenções no namoro não é pecado.