Por que podemos afirmar que o Brasil é um país pouco povoado?

Perguntado por: edrumond . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

Apesar desse elevado número, o Brasil não é considerado um país povoado, pois apresenta uma grande extensão territorial (7 741 220 km²) e uma população má distribuída em seu território. No Brasil, podemos encontrar áreas densamente povoadas, como São Paulo, e áreas muito pouco povoadas, como o estado do Amazonas.

Estados. Entre as unidades da federação, São Paulo segue como o estado mais populoso, com 46,6 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país. Em seguida vem Minas Gerais, com 21,4 milhões de habitantes, e Rio de Janeiro, com 17,5 milhões. Já o menos populoso é Roraima, com 652.713 moradores.

O termo povoado é utilizado para caracterizar uma região que apresenta características de formação da sociedade como: pequena, com poucos habitantes e majoritariamente rural, sendo assim, o termo povoado não pode ser utilizado para caracterizar o povoamento de um país inteiro.

Mais de 80% da população brasileira habita 0,63% do território nacional - Portal Embrapa.

O Brasil está no quinto lugar entre os países mais populosos, sobrepujado apenas pela China (1,3 bilhão), Índia (1,1 bilhão), Estados Unidos (314 milhões) e Indonésia (229 milhões). Apesar de toda população, temos em torno de 22,4 hab./km2, o que qualifica o país como pouco povoado.

Devido à extensão territorial do país e ao processo histórico de ocupação, a distribuição populacional acontece de forma desigual pelas regiões e estados. Além disso, o Brasil se caracteriza como um país urbanizado, uma vez que a maioria dos seus habitantes vive nas áreas urbanas.

Quando se consideram os princípios básicos da população brasileira, é correto afirmar que o Brasil é um país populoso e pouco povoado. Isso ocorre em função de: a) grande população relativa e pequena população absoluta.

Apesar de a Rússia ser o país mais populoso, apresenta uma população relativa baixa, resultado do enorme território. O país que possui a mais alta população relativa é a Holanda, com 15,9 milhões de habitantes e densidade demográfica de 470 hab/km².

Vaticano

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os 30 países menos habitados são: 1° Vaticano: 990 habitantes (Europa). 2° Nauru: 9.771 habitantes (Oceania).

Os cinco estados menos populosos somam cerca de 5,8 milhões de pessoas e estão na região Norte, nos estados de Roraima, Amapá, Acre, Tocantins e Rondônia.

Com 12,4 milhões de habitantes, o município de São Paulo ainda é o mais populoso do país, seguido por Rio de Janeiro que tem 6,8 milhões, Brasília onde há 3,1 milhões, Salvador com 2,9 milhões e Fortaleza com 2,7 milhões.

A história do Brasil começou com a ocupação dos seres humanos a cerca de 12-20 mil anos. No século XVI, os portugueses começaram a colonizar estas terras e transferiram africanos para serem mão de obra escrava nos engenhos que construíram aqui.

Segundo o estudo World Population Prospects da ONU realizado em 2022, o ranking dos dez países mais populosos do mundo é: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Paquistão, Nigéria, Brasil, Bangladesh, Rússia e México.

região Sudeste

A região Sudeste é a mais populosa do Brasil, com cerca de 80 milhões de habitantes e densidade demográfica de 92,05 habitantes/km².

A Região mais populosa do Brasil é a Sudeste, com 42% do número total de pessoas; em segundo lugar fica a região Nordeste, com 27%; em terceiro fica a região Sul, com 14%; em quarto, a região norte, com 8%, e, por último, o centro-oeste, com 7%.

Ao todo, o Brasil possui 5.565 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 73% desses municípios tem entre 10 e 20 mil habitantes.

Questão Sobre a dinâmica da população brasileira, é correto afirmar: O Brasil é um país populoso, pois possui uma grande quantidade de habitantes, mas é pouco povoado, o que fica evidenciado pela sua densidade demográfica.

A construção da identidade brasileira levou séculos para se formar, sendo fruto da miscigenação (interação entre diferentes etnias) entre os povos que aqui vivem. Além de miscigenado, o Brasil é um país populoso.