Por que pode ser substituído por por qual?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

O termo “por que” pode ser substituído por expressões como “por qual motivo” e “por qual razão”, entre outras.

Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

c) Porque é usado em respostas e em explicações. É sinônimo de pois, visto que, uma vez que. d) Porquê é um substantivo. Vem sempre precedido de um artigo e é sinônimo de o motivo ou a causa.

Resumindo, a diferença dos porquês pode ser explicada assim: “Por que” deve ser usado em perguntas e sempre que for possível inserir a palavra “razão” ou “motivo” na frase. “Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”.

De acordo com a coordenadora de redação do Stoodi, Marina Sestito, no é a junção do termo em + o. Sendo assim, para essa expressão aparecer no texto, a frase deve exigir a preposição em. “No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

1. Pelo qual. Pronome relativo, usados com verbos transitivos indiretos que pedem preposição. O motivo pelo qual ela faltou da aula é misterioso.

Além de ser um pronome relativo, o termo "Onde" também é um advérbio de lugar e faz referência a um lugar fixo, estático, isto é, sem movimento. Assim, "Onde" pode ser substituído pelas expressões na qual, no qual ou em que.

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

1 que, a qual. Exemplo: Este é o livro sobre o qual eu fiz uma análise crítica.

O qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas. Que, quem, onde.

39 sinônimos de por para 11 sentidos da palavra por: Através de: 1 ao longo de, até, através de, durante, em, entre, sobre. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

A forma porquê representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, pronome, adjetivo ou numeral, por exemplo). Exemplos: Não consigo entender o porquê de sua ausência.

O “porque” junto é uma conjunção que indica causa, motivo, justificativa ou explicação. Um exemplo: "Eu não fui porque estava doente". De acordo com o professor, "Porque estava doente" é a oração que indica a razão pela qual ele não foi.

Use o qual se o pronome for antecedido de preposição com mais de uma sílaba. Se não for, prefira que: O livro de que lhe falei está esgotado. O livro sobre o qual lhe falei está esgotado.

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.

As duas variações são corretas segundo a gramática normativa? Sim. "Qual", neste contexto (tempo presente), é um pronome interrogativo que transmite a ideia de seleção.

A expressão «pelo que» tem valor conclusivo numa frase como a que se segue: 1. «O comboio está atrasado, pelo que [= «motivo pelo qual»] ainda podes ir à tabacaria se quiseres comprar uma revista.» Em 1, a oração introduzida pela locução coordenativa «pelo que» pode ser classificada como coordenada conclusiva.