Por que pisar primeiro no freio e depois na embreagem?

Perguntado por: ocruz4 . Última atualização: 2 de junho de 2023
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Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.

Como frear o carro: 5 dicas para praticar uma direção segura

  1. Mantenha as manutenções preventivas em dia. ...
  2. Sempre mantenha uma distância razoável do veículo à frente. ...
  3. Preste atenção às curvas. ...
  4. Sempre esteja atento aos limites de velocidade. ...
  5. Veja se o seu veículo tem sistema ABS ou não.

Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

“Se o motorista não sabe, pode se assustar e tirar o pé do pedal; nesse caso, o carro não vai frear corretamente”. Em um veículo equipado com ABS, a engenheira explica que basta pisar no pedal com toda a força, independentemente de ocorrerem trepidações.

Solte a embreagem bem devagarzinho até sentir o carro começar a tremer. Esse é o ponto! Segure o pedal da embreagem, solte o freio e acelere um aos poucos.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

Para ligar o carro automático é necessário pisar no freio, ligar o carro com a posição do câmbio no P (parking), depois mudar para D (drive) ou R (reverse), soltar o freio de mão manual e tirar aos poucos o pé do freio para que o carro entre em movimento.

Não use o câmbio para frear. Por fim, é importante que você não utilize a embreagem como freio, sobretudo em uma rampa. Em situações como essa, a força das rodas será transmitida bruscamente ao sistema de embreagem, causando o desgaste excessivo do disco.

Pisar na embreagem em descida de morro só aumenta o risco de acidentes! Assista para saber mais sobre isso e sobre a marcha certa na descida.

Ao realizar uma frenagem brusca, o risco de colisão ou de tombamento aumenta consideravelmente e se o veículo não tiver freios ABS, as rodas poderão travar ao entrar em atrito dinâmico, provocando a perda de controle da direção e consequentemente causar uma fatalidade.

é o carro perde velocidade muito rápido e se ele perde velocidade muito rápido você vai ter que usar o pedal da embreagem muito rápido. isso acaba não sendo bom não acaba sendo.

Para não errar na saída com o carro
Não deixe passar do “ponto da embreagem”. Não tire o pé do freio, soltando a embreagem rápido demais. Se o carro morrer, pise no freio e mantenha calma.

Ao desengatar as marchas, é necessário pisar na embreagem? Nunca tente trocar de marcha sem pisar na embreagem, caso tente isso você pode quebrar os dentes das engrenagens.

PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS
Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.

Nunca descanse o pé no pedal da embreagem com o carro em movimento. Essa prática afasta o platô do disco e causa o lixamento do disco. Ao gerar esse desgaste, o motorista provoca o superaquecimento do sistema, o que provoca o desgaste precoce de peças.