Por que pisam as uvas?

Perguntado por: dmarinho . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

A pisa da uva faz sentido especialmente para os exemplares dessa região, pois eles são vinhos de maceração curta e ainda assim são densos em sabor e cor.

Vindimas: a arte de pisar as uvas que faz bem para o corpo e para a mente.

No método de pisa das uvas, depois da colheita, elas são depositadas numa espécie de tanque chamado lagares, e pisoteadas. Uma vez esmagada, a polpa da uva se separa da casca e caroço, dando origem ao mosto. A partir de então, o mosto passa pelo processo de fermentação.

As uvas representam boa sorte e, para realizar a simpatia, é preciso comer 12 uvas – uma para cada mês.

Originária da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima temperado. Pode parecer surpreendente para alguns, mas a uva utilizada para a fabricação de vinho, sucos e alimentos também serve de fonte para extração de óleo vegetal.

Para começar, vamos já responder a pergunta que muitos querem saber: o nome do tanque onde acontece a pisa é lagar. Ele normalmente é retangular de tamanho variável, quase sempre de pedra (granito) onde as pessoas pisam nos cachos de uva e o mosto (suco) da uva fermenta.

Vindima é o momento em que as uvas cultivadas na vinha são colhidas e transportadas para a adega e de lá, através do processo de vinificação, primeiro transformadas em mosto e, finalmente, em vinho.

Acontece que o ciclo vegetativo da videira ocorre de forma invertida entre os dois hemisférios e, como para todos os seres vivos, consiste em nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Mas a magia do vinhedo é que, além disso, tem a capacidade de renascer.

Em um prazo de 30 dias, pode haver clarificação e formação de álcool, ésteres, aldeídos que resultam nas qualidades mais apreciadas do vinho: cor, transparência, sabor e aroma.

Relacionadas à terra prometida, as uvas simbolizam as promessas de Deus (Nm 13.23). Conforme Isaías 5.2, a videira representa Israel, o povo escolhido. Hoje, a videira é associada à igreja viva, e, de acordo com João 15.5, Cristo, cabeça da igreja, é comparado à videira, da qual cristãos e cristãs são os ramos.

A uva é uma das mais importantes frutas para ceia de ano novo. Comer uva no réveillon carrega grande simbolismo. Acredita-se que esse alimento pode trazer prosperidade e paz, por isso não pode faltar na ceia. O costume das uvas como comidas que trazem sorte para o ano novo tem origem na Espanha.

As frutas são: uva verde, pera, damasco, maçã, melão, coco verde. Elas nos trazem a energia da harmonia, do equilíbrio emocional com bênção. As frutas são: melancia, melão, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, kiwi, graviola. Elas nos trazem a energia da prosperidade, pois são consideradas as divindades do mar.

A videira necessita de um ambiente livre de ventos fortes, caso o local não seja o mais indicado, recomenda-se a utilização de quebra-vento. A melhor adaptação da videira ocorre em regiões com temperaturas de 15 a 30 graus, em locais com muita luz do período da florada até a maturação das uvas.

O processo da videira gerar frutos é demorado, que envolve alto custo. A produção de um vinhedo demora cerca de três anos desde o plantio, para uvas de qualidade destinadas ao vinho. Já a plena produção, com uvas de qualidade superior, requer pelo menos cinco anos.

um pé de uva começa. a produzir três anos após o plantio nesse período a planta irá produzir poucos cachos como é o caso. dessa planta que eu estou mostrando a vocês agora E aí como passar dos anos a planta vai aos poucos aumentando. a produção mas é importante lembrar que após o início da produção.

A colheita da uva de mesa é realizada manualmente, utilizando-se tesoura apropriada, de preferência com pontas arredondadas, e sanificada (com água clorada, por exemplo).