Por que pisa no freio antes da embreagem?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Freio ou embreagem: qual pedal pisar primeiro para parar o carro sem desligar o motor? Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros.

Como frear o carro: 5 dicas para praticar uma direção segura

  1. Mantenha as manutenções preventivas em dia. ...
  2. Sempre mantenha uma distância razoável do veículo à frente. ...
  3. Preste atenção às curvas. ...
  4. Sempre esteja atento aos limites de velocidade. ...
  5. Veja se o seu veículo tem sistema ABS ou não.

É o pedal de uso exclusivo do pé esquerdo. Para mudar de marcha, deve-se pisar na embreagem com a metade do pé (como na imagem abaixo). Por questões de segurança na direção, nunca pise com a ponta do pé e nem com o pé inteiro.

incompatível vai passar correndo. já o pedal de embreagem você só vai passar com o pé na embreagem quando você de repente fizer uma redução que não dê tempo de você passar antes e aí você passa assim ó tirando em cima da lombada.

Sim, ele pode e até deve pisar no pedal da embreagem, pois vai aliviar tanto o motor de arranque como a bateria. E também por uma questão de segurança: para evitar que o carro dê um 'pulo' se ele estiver engrenado.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.

PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS
Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.

Ao pisar na embreagem para dar a partida, todos os movimentos do câmbio são aliviados e o motor de arranque também faz menos força para girar o motor.”, diz o engenheiro Rubens Venosa, da oficina Motor Max. A prática deixa a partida mais leve e com mais velocidade, fazendo o carro pegar mais fácil.

Desligar o carro automático é mais simples do que se imagina. Basta estacionar o carro completamente, continuar com o pé no freio, puxar o freio de mão manual, mudar a marcha para o P (parking) e desligar o carro.

Ao realizar uma frenagem brusca, o risco de colisão ou de tombamento aumenta consideravelmente e se o veículo não tiver freios ABS, as rodas poderão travar ao entrar em atrito dinâmico, provocando a perda de controle da direção e consequentemente causar uma fatalidade.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

Quando se está aprendendo a dirigir, é comum achar que o carro vai morrer se o freio for acionado antes da embreagem. Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva.

– Primeiro de tudo, você precisa saber o passo a passo de como encontrá-lo: pise fundo na embreagem e engate a primeira marcha. Depois, vá soltando a embreagem bem devagar até sentir que o carro está tremendo levemente. Parabéns, você encontrou o ponto da embreagem.

Se você já estiver em movimento, pode ser que seja possível subir uma ladeira até em terceira marcha e, caso o motor perca força, você pode reduzir para segunda ou até a primeira marcha. Gostou dessas dicas?

Para passar por um quebra-molas: Ao avistar o quebra-molas, pise no freio para diminuir a velocidade. Reduza as marchas do carro uma a uma, até a 2ª marcha. Passe pelo quebra-molas de 2ª marcha (sem pisar na embreagem).

Conheça as lombadas Tipo A e Tipo B
Lombadas Tipo A: podem ser instaladas onde ocorre a necessidade de limitar a velocidade para 30km/h, em rodovias (somente em travessia de trecho urbanizado), via urbana coletora e via urbana local.

Na verdade, o normal é ligar sempre sem pisar no freio. Apenas alguns carros pedem este preciosismo, tal como aqueles que possuem partida por botão. Até hoje não entendo o motivo pela qual existe este recurso, uma vez que todos os carros atuais com câmbio AT não permitem a partida em R ou D, mesmo com chave comum ...

marcha

  • É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade.
  • É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

Sim, não tem embreagem, mas, por uma legislação nos Estados Unidos, por exemplo, mesmo carro automático, você só pode dar no arranque se estiver com o pé no freio. E se o carro for manual, o arranque só vira, se o seu tiver apertando o pedal da embreagem.