Por que Pilatos lavou as mãos?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Ao lavar suas mãos, Pilatos fez o que o establishment sempre fez e continua a fazer: não assumir sua responsabilidade pela exclusão e pela opressão. Muito se equivoca quem pensa que os poderes estabelecidos pretendem “manter a paz”. O que, de fato, pretendem é “manter o poder”.

E assim foi Cristo a julgamento. O magistrado, então, lavou suas mãos e “Para acalmar a multidão, Pilatos lhes soltou Barrabás. Então, depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o aos soldados romanos para que fosse crucificado” (Marcos 15:15).

Se você diz pra alguém que ele ou ela está fazendo algo de errado e ainda assim esta pessoa persiste e quer te envolver no erro, você pode dizer “Eu lavo minhas mãos”, querendo dizer que avisou que aquilo não era correto e que se acontecer algum problema você não tem nada a ver com aquilo e não vai se envolver.

Gostaria de lembrá-los de que nossas mãos ficam limpas por meio do processo de renúncia ao homem natural e sobrepujando o pecado e as influências maléficas em nossa vida por meio da Expiação do Salvador. Nosso coração é purificado quando recebemos Seu poder fortalecedor de fazer o bem e de tornar-nos melhores.

No costume judaico, lavar as mãos é mais do que uma boa prática de higiene. Tradicionalmente, os judeus são obrigados a lavar as mãos e dizer uma bênção antes de comer qualquer refeição que inclua pão ou matzá. Parte do ritual de limpeza ao oferecer sacrifícios no antigo Templo em Jerusalém consistia em lavar as mãos.

ira

Pilatos temia uma armadilha, ser instrumento de um ajuste de contas entre facções, acabar utilizado por sacerdotes saduceus para se livrarem de um adversário, e que isso desencadeasse a ira popular.

Segundo uma velha tradição, Pôncio Pilatos teria morrido na Espanha, convertido ao cristianismo por São Paulo.

Pilatos, aquele que o condenou, lavou suas mãos.

Pilatos, porém, estaria preparado para receber tal resposta? O mundo estaria preparado? O que fica, certamente, é que a verdade é o próprio Jesus e seus exemplos: amar sem medidas, sem exigir nada em troca. Essa foi a maneira de responder a todos o que realmente é absoluto e universal: o amor.

Uma mão lava a outra, e as duas.... complete a frase, se já conhece este ditado. No meu caso, o final seria "...e as duas lavam o rosto". O significado dessa frase, ao meu ver, remete à colaboração entre diferentes partes para que um objetivo em comum seja alcançado com a máxima efetividade e esforço otimizado.

As mãos são uma das partes simbolicamente expressivas do corpo. Em hebraico, yad, a palavra mais comum para “mão” é também usada metaforicamente para indicar poder, força, energia. (Ver William Wilson, Old Testament Word Studies, [1978], p. 205.)

Adão ordenou seus filhos justos por meio da imposição de mãos (ver D&C 107:40–50). Quando Jacó pronunciou bênçãos sobre Efraim e Manassés, ele impôs as mãos sobre a cabeça deles (ver Gênesis 48:14–19). Alma “ordenou sacerdotes e élderes pela imposição de mãos, segundo a ordem de Deus” (Alma 6:1).

Na Bíblia a bênção é dada e a herança é transmitida com a mão direita.

Perucas Judaicas – Peruca Kosher
Entendemos que o hábito da mulher judia de utilizar uma peruca para cobrir os seus cabelos é uma forma de preservar a intimidade do seu cabelo natural para dentro do seu casamento.

Um deles se refere a um antigo costume da tradição judaica, de beijar a mezuzah. A mezuzah é um objeto instalado no umbral das portas de residências judaicas que contém um pergaminho dobrado, escrito em hebraico, com trechos da principal oração do livro Deuteronômio, do Velho Testamento.

Antes de se aprontarem para a noite, muitos têm o costume (que deriva do Talmud) de recitar uma ordem de orações que inclui o Shemah (isso é um acréscimo ao serviço noturno que também inclui o Shemah). Muitas razões são dadas para esse costume.

22 Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja acrucificado. 23 O governador, porém, disse: Pois que mal fez ele? E eles clamavam aainda mais, dizendo: Seja crucificado.

Barrabás, assustado, pôs-se em pranto, e vergado de dor, angústia e espanto, viu-se debaixo do temporal rude e violento, preso às cadeias do arrependimento. Solitário, desceu chorando as pedras do calvário, falando a sós consigo, alarmado e também abatido: “Graças te dou, meu Deus, por haver compreendido!

19 E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: Jesus Nazareno, Rei dos Judeus. 20 E muitos dos judeus leram esse título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.