Por que pessoas inteligentes incomodam?

Perguntado por: ovilela . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

De acordo com o estudo, isso acontece pois quanto mais inteligente, maior é seu nível de consciência sobre o que acontece ao seu redor. Assim, reagem mais sobre o que acontece no ambiente em que vivem, desencadeando em hiperatividade do sistema nervoso central.

Correm o risco de parecerem arrogantes:
Essas pessoas são muito bem informadas e lógicas, portanto sabem do que estão falando. Para elas é fácil detectar falácias em debates e combatê-las de forma eficaz. Seja com o seu conteúdo ou com a sua oratória, elas sabem a hora de parar a conversa ou ganhar o debate.

Pessoas muito inteligentes também costumam ser sensíveis às experiências alheias. Em outras palavras, elas têm um alto nível de empatia. Ou seja, sabem se colocar no lugar do outro e compreender todas as suas emoções e sentimentos.

Se apegar à perfeição
Os inteligentes não dão prioridade a ideais inatingíveis de perfeição absoluta e que levam à decepção. Entendem que o ideal de perfeição é relativo e o que pode parecer o melhor para você, pode não ser para o outro.

Para Kanazawa e e Norman Li, co-autor do trabalho, as pessoas que são consideradas gênios possuem um cérebro mais evoluído, o que os ajuda a viver melhor e enfrentar os desafios da vida atual. Por esse motivo, eles estão mais propensos a sofrer conflitos entre buscar objetivos maiores e se prenderem ao passado.

4) Pensam fora da caixa. As pessoas inteligentes costumam ser excelentes em resolver problemas diversos, pois conseguem pensar em soluções que vão além dos caminhos comuns. Por decorrência da curiosidade, mas também da empatia, entendem a situação por outras perspectivas antes de determinar qual a melhor resposta.

1 - Melhora a memória: Quando você fala sozinho, em voz alta, por exemplo, melhora a sua capacidade de memorização, pode te deixar mais esperto e até auxiliar na concentração. A prática ajuda nas funções cognitivas e excita o cérebro.

8 sinais de que você é muito inteligente, segundo a ciência

  1. Ser curioso e questionador. ...
  2. Ter empatia é fundamental. ...
  3. Você é observador? ...
  4. Capacidade de autocontrole. ...
  5. Reconhecer os limites. ...
  6. Você sabe encarar o mundo? ...
  7. Capacidade de diálogo é essencial. ...
  8. Posso confiar em você?

As pessoas instruídas e inteligentes são menos inclinadas a aprender com seus erros ou a aceitar conselhos. E, quando erram, são mais capazes de criar argumentos elaborados que justifiquem seu raciocínio. Esses erros podem afetar nossa saúde, nosso bem-estar e nosso sucesso profissional.

Ser arrogante significa ser altivo, prepotente, ter a convicção que é expertem vários assuntos e, por isso, não ter interesse em ouvir outras opiniões. De modo geral, uma pessoa arrogante é considerada orgulhosa, soberba, presunçosa e extremamente vaidosa.

Sinais de que a pessoa é arrogante

  • Interromper aos outros constantemente. ...
  • Acreditar que é melhor que as outras pessoas. ...
  • É sempre o centro das atenções. ...
  • Não sabe agir com o que é diferente. ...
  • Ofende as outras pessoas. ...
  • Extrovertidos em excesso.

Indivíduos mais inteligentes experimentam menor satisfação com a vida com socialização mais frequente com amigos. Ou seja, quanto mais inteligente, maior a tendência a ser infeliz em meio a um grande grupo. O estudo também revela que pessoas mais inteligentes acreditam se beneficiar menos das amizades.

Não há tendência de a depressão acometer pessoas baseadas no seu QI. A depressão é um transtorno psiquiátrico de causa multifatorial, mas sem dúvida inteligência não está entre esses fatores.

A expectativa de vida de pessoas com QI mais elevado (por volta dos 115 pontos) é de 76 anos.

No entanto, vários estudos, liderados pelo psicólogo britânico Richard Lynn, relatam um QI médio de 87 para o Brasil, o que parece ser insuficiente para explicar seu desempenho econômico atual.

Inteligente é alguém com bom conhecimento acerca das coisas, com capacidades intelectuais acima da média. É uma capacidade adquirida com estudo. A pessoa esperta pode ter uma inteligência normal, mas consegue utilizar ao máximo o que sabe. É uma capacidade inerente da pessoa.

“Quanto mais inteligente é uma pessoa, menos sociável ela é” por Leandro Karnal.