Por que pessoas falam durante o sono?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

“Como a ansiedade pode contribuir para que a fala noturna, alguns podem expressar seus sentimentos, preocupações ou refletir sobre seu dia”. A conversa pode variar de algumas palavras sem sentido a frases completas, e normalmente é inofensiva, disse Robbins.

Conclusão. Terrores noturnos são episódios curtos e assustadores que podem fazer com que você grite ou se levante da cama durante o sonho. Apesar de ser mais comum com crianças, eles podem acontecer com adultos também. Não se tem certeza sobre as causas exatas, mas muitos fatores podem ter influência.

Os episódios de terror noturno infantil podem envolver gritos, choros, corridas pela casa, sudorese e coração acelerado. E, logo após, a criança tende a voltar imediatamente a dormir. Tudo isso, geralmente, dura de segundos a alguns minutos. E o mais comum é a criança nem lembrar de nada no dia seguinte.

Em caso de terror noturno infantil, o que os adultos podem fazer?

  1. Acalmar a criança através de abraços e carinhos;
  2. Cuidar para que o pequeno ou pequena não se machuque;
  3. Esperar o episódio de terror noturno infantil passar;
  4. Lembre-se: não é necessário acordar a criança.

O sonambulismo costuma ocorrer no terço inicial da noite. Dessa maneira, o sonâmbulo pode levantar-se, andar, conversar, se alimentar e até mesmo realizar tarefas comuns e continuar “dormindo” (estando de olhos abertos). Em alguns casos, a pessoa pode acabar saindo de casa, totalmente inconsciente.

Há dias em que acordamos mais tristes, contemplativos e desejando ficar quietos. Isso pode ser normal. É um momento que passamos. Mas quando essas situações se tornam frequentes e aparecem sem um motivo é preciso ficar atento.

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

Conhecido como despertar confusional (ou 'CAs' de 'confusional arousals' em inglês), Pesquisadores das universidades de Stanford, nos Estados Unidos e da francesa Paris Descartes, comprovaram que 15% das pessoas sofrem desse distúrbio.

A ansiedade noturna vai dizer respeito a preocupações e medos, sejam eles fundados em algo concreto da vida da pessoa ou algo inconsciente”, diz Baviera.

Terror noturno é um distúrbio do sono cuja ocorrência é mais comum em crianças entre 2 a 5 anos, mas adultos também podem desenvolvê-lo. Ele não deve ser confundido com o pesadelo. Neste, a criança pode se lembrar sobre o que estava sonhando.

O que é o Transtorno Comportamental do Sono REM (TCSREM)?
O TCSREM é um tipo de parassonia caracterizada por episódios de vocalização e/ou de comportamentos motores durante o sono REM, como se a pessoa estivesse atuando em um sonho.

Terror noturno é uma das parassonias, que são alterações da consciência que ocorrem entre o sono profundo e a vigília. No caso do terror noturno, o paciente muitas vezes acorda gritando como se tivesse vivenciado um pesadelo terrível.

O sonambulismo e o terror noturno são transtornos do sono pertence a classe das parassonias, ou seja, são comportamentos ou experiências anormais que acontecem durante o sono ou a transição do estado acordado para o sono.

Também não se deve tentar acordar a pessoa em crise, pois ela não está consciente e pode ter reações violentas. O tratamento é sempre voltado ao que provoca a crise, como sono e estresse.

No entanto, se alguém acordar um sonâmbulo, pode causar-lhe confusão e, às vezes, medo. Alguns sonâmbulos podem até agir de forma agressiva e, por isso, é preciso cuidado ao acordá-los.

O que é sonambulismo? O sonambulismo é um distúrbio de comportamento que se origina durante o sono quando, por uma alteração no funcionamento normal do cérebro, apesar de continuar dormindo, o indivíduo consegue desempenhar algumas atividades motoras próprias do estado de vigília como caminhar, comer e falar.

É comum pensar-se que é perigoso acordar um sonâmbulo, o que não corresponde à verdade, embora possa ocorrer um período de confusão ou desorientação após o acordar. Outro erro é assumir-se que o doente não se pode magoar durante o episódio o que, de facto, pode acontecer.

ACORDAR ÀS 3H DA MANHÃ SIGNIFICADO:
É por volta das 3h da manhã que a temperatura central do corpo começa a subir; O sono passa a diminuir, já que a secreção de melatonina (o hormônio do sono) atingiu o pico; Os níveis de cortisol (hormônio do estresse) aumentam (para preparar o corpo para o amanhecer do dia.

Esses fatores aparecem porque a ansiedade impossibilita que o cérebro se desconecte durante a noite. Assim, ao tentar dormir, a mente fica em estado de alerta, focada nos medos e estresse. Essa condição impede que o organismo inicie as fases do sono ou as atrapalha.